Volta às aulas
Esta página será atualizada constantemente à medida que tivermos novas definições.
Contamos com você e estamos juntos nesse desafio!
Sobre a doença
A Covid-19 é uma doença causada por um tipo de coronavírus chamado SARS-CoV-2. Apresenta um espectro clínico variado, que vai de infecções assintomáticas (sem sintomas) a quadros bem graves.

Formas de Transmissão
As pesquisas científicas indicam que há duas formas principais de transmissão de Covid-19: gotículas de saliva e contato pessoal.
Quando uma pessoa tosse, espirra e até mesmo apenas quando fala, pequenas gotas de saliva são eliminadas. Essas gotículas se espalham pelo ar e se depositam sobre as superfícies, contaminando-as.
Quando entramos em contato com essas gotículas através da proximidade física, ampliamos a chance de contrairmos o vírus. Também é possível nos contaminarmos após tocar em objetos impregnados de gotículas e, em seguida, levarmos as mãos aos olhos, nariz ou boca.
A OMS reconheceu recentemente que há evidências que confirmam a transmissão do coronavírus pelo ar em alguns locais específicos e sob determinadas condições.
Por isso, é fundamental a adoção de medidas de proteção e higiene, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.
Sintomas
À medida que evoluem as pesquisas sobre a Covid-19, são identificados novos sintomas associados à doença. Hoje, já se conhece uma variedade de quadros clínicos que podem surgir caso a pessoa contraia o vírus. Fique atento caso o aluno apresente algum dos sintomas abaixo:
- Febre (temperatura > 37,5°)
- Tosse
- Falta de ar (como frequência respiratória aumentada, dificuldade de falar, sinais de que a criança está fazendo força para respirar)
- Coriza
- Secreção ocular
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Perda do paladar
- Perda de olfato
- Diarreia
- Dor abdominal e vômitos
- Dor muscular
Caso o estudante apresente algum desses sintomas, pedimos que não venha ao Colégio. O responsável deve fazer contato com a coordenação pedagógica, que tomará as medidas indicadas no protocolo de casos suspeitos, detalhadas mais à frente. Também recomendamos que o aluno procure atendimento médico.
Pedimos que os responsáveis sempre verifiquem a temperatura do aluno antes de sair de casa.
Ações
Medir a temperatura corporal antes da ida à escola e observar os sinais descritos acima
Caso o estudante apresente algum dos sintomas, comunique a escola imediatamente e informe o motivo da ausência.
Alunos coabitantes de casos suspeitos ou confirmados também não devem ir à escola.
Dicas
