Desde a década de 80, os colégios jesuítas do Brasil iniciaram um movimento com antigos alunos, e o Diocesano sempre esteve envolvido nesse propósito. Ocorre que, passados mais de 20 anos, as associações que surgiram desse movimento, como o NEX-DIOCESANO, não conseguiram manter as atividades ou que se propuseram.

Durante todo esse tempo, cresceu a desigualdade social e aumentou o número de pessoas que não tem atendimento adequado de saúde e educação. Sabemos que a maior responsabilidade a essas questões deve ser atribuída ao governo, entretanto podemos dar nossa parcela de contribuição. Nós temos observados também, ao longo desses anos, que os valores cristãos têm sido cada vez mais desprezados.

Estamos certos que muitos ex-alunos do Diocesano, desde os que estão iniciando na Universidade, até aqueles que já trilharam uma exitosa carreira profissional, estariam dispostos a contribuir para modificar esse panorama.