DIOLAB Redação: Conheça o laboratório de redação do Colégio Diocesano

09/02/2024 15:00:00 - Atualizada em 21/02/2024 13:58:40 - Autor Maria Eduarda - Edição Geral por Ana Isabel Freire

O Colégio Diocesano iniciou nesta sexta, 09 de fevereiro, as aulas do DIOLAB Redação, o laboratório idealizado para os estudantes do Ensino Médio. O laboratório tem duas turmas: 1) Aprofundamentos, voltada para os estudantes da 3ª série; e 2) Fundamentos, para estudantes da 1ª e 2ª séries. Coordenado pela professora Fernanda Castro, o DIOLAB contará com aulas quinzenais, onde serão trabalhadas todas as competências exigidas nas provas de redação do Enem, alinhando teoria e prática, com produções textuais assistidas visando a melhor preparação para o exame.

De acordo com a coordenadora da área de Linguagens do Diocesano, professora Dra. Daise Cardoso, o DIOLAB é um projeto que surge como uma resposta ao colégio aos anseios dos(as) estudantes e de suas famílias, que buscam uma preparação intensiva para o Enem, e atende também às diretrizes do novo currículo do colégio, o Projeto Curricular Inaciano “O Peregrino”, que prevê a oferta de programas de fundamentos e aprofundamento da aprendizagem. O objetivo do laboratório é auxiliar os(as) alunos(as) com a produção do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual que é cobrado no exame.

As aulas do DIOLAB acontecerão no contraturno escolar, quinzenalmente, sendo a turma de Aprofundamento às sextas-feiras com os professores Fernanda Castro e Luiz Paz, e a turma de Fundamentos terá encontros às segundas-feiras, com as professoras Fernanda Castro e Maria José Torres. Além das aulas, os(as) alunos contarão com acompanhamento individualizado para a correção de suas produções; a equipe de correção composta pelos professores Hudson Silva e Maria de Jesus analisará todas as competências textuais e estará disponível às terças-feiras para reuniões de discussão dos textos, mediante agendamento prévio junto à Secretaria de Coordenação do Ensino Médio. Também integrante da equipe de correção, o professor Luiz Paz dará apoio especial para a turma de Fundamentos no que diz respeito à competência de número 01, normal culta da língua portuguesa.

A aula inaugural do DIOLAB aconteceu no Auditório Pe. Antonio Vieira e reuniu os(as) estudantes das duas turmas, além de toda a equipe docente que integrará o projeto.