Líderes de turma voltam a se organizar com o Conselho Estudantil
Depois de dois anos sem existência formal por causa da pandemia de Covid-19, o Colégio Diocesano São Francisco de Sales voltou a ter um conselho estudantil, formado pelos alunos eleitos pelos colegas como líderes de turma. Com reuniões periódicas e extraordinárias, a função do conselho é debater pautas que sejam de interesses dos estudantes, fazendo a ponte entre suas reivindicações e as demais instâncias da escola.
O conselho estudantil foi criado em 2019, e em 2022 terá sua segunda formação. Fazem parte do conselho todos os líderes eleitos, gerais e culturais, do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Há uma mesa diretora, composta pela coordenadoria geral, secretaria geral, coordenadoria cultural, coordenadoria acadêmica, coordenadoria ambiental e coordenadoria esportiva, além da assessoria especial, com um aluno que já fez parte do conselho em outra formação.

Para a coordenadora do serviço de psicologia escolar (SEPE) do colégio, a participação no conselho é mais um ambiente de aprendizado de liderança inaciana. “Um dos principais benefícios é quando a gente lembra que, para a Companhia de Jesus, ser líder é estar a serviço do outro. Uma vez que eles se disponibilizam para pensar ações em diferentes âmbitos, acadêmico, cultural e ambiental, é mais uma demonstração de estar a serviço do outro”, reforça ela.
Para os alunos, terem sido eleitos como líderes de turma e agora fazer parte do conselho é uma responsabilidade a mais que eles encaram com animação. “Eu acho que, levando em consideração todas as possibilidades de protagonismo que o Diocesano nos oferece, esta é mais uma oportunidade de ser mais para os demais. Me sinto muito honrado por ter sido votado pelos colegas e com o peso de ser um exemplo”, conta Aécio Dalton, líder da 3ª Série B e coordenador geral do Conselho Estudantil.
Élika Saiki, coordenadora cultural do conselho, já pensa em como a sua atuação à frente do órgão estudantil pode melhorar a experiência dos demais colegas na escola. Eu acho que a cultura é muito importante para todas as áreas do conhecimento e para o nosso crescimento pessoal e profissional. Por meio da cultura a gente integra, a gente abrange, a gente ama. O Diocesano é uma escola que acolhe muito a diversidade, e por meio de apresentações e representações culturais nós podemos fazer os estudantes se sentirem acolhidos e representados”, conclui ela.
Confira abaixo a composição da mesa diretora do Conselho Estudantil:
Coordenador Geral
- Aécio Soares, 3ª série B
Secretário Geral
- Ranieri Gomes Júnior, 9° ano A
Coordenadora Cultural
- Elica Saiki, 2ª série A
Coordenador Acadêmico
- Antônio Borges, 3ª série A
Coordenador Ambiental
- Emanuele Barros, 1ªasérie B
Coordenador Esportivo
- Mario Martins Neto, 1ª série B
Deixe um comentário