A escola que somos

O Colégio Diocesano, educando gerações para a beleza da paz, desde 1906, foi fundado pelo primeiro bispo do Piauí, Dom Joaquim Antônio de Almeida, e pertence à Companhia de Jesus desde 1960. Integrado à Rede Jesuíta de Educação (RJE) com suas unidades São Francisco de Sales - Diocesano (Ensino Fundamental e Médio | Rua Barroso/Praça Saraiva, 363) e Diocesano Infantil (R. Benjamim Constant, 699), constitui-se a maior obra da RJE no Piauí, juntamente com as Escolas Padre Arrupe, no bairro Porto Alegre, e Santo Afonso Rodriguez, no bairro Socopo, que oferecem formação integral e gratuita a crianças e adolescentes.

Socopo

Escola Santo Afonso Rodriguez

São Francisco de Sales
(Diocesano e Diocesano Infantil)

Porto Alegre

Escola Padre Arrupe

Alinhado ao Projeto Educativo Comum (PEC) da RJE, o Colégio Diocesano tem como missão oferecer uma educação de qualidade à luz de uma concepção cristã de pessoa humana e de sociedade, buscando desenvolver nos educandos a autonomia, a excelência humana e acadêmica e o espírito de liderança e de promoção da fé e da justiça.

Nossa prática educativa é orientada pela pedagogia inaciana, assim denominada porque é inspirada nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, há quase cinco séculos (desde 1540). O paradigma pedagógico inaciano está baseado no modelo Experiência, Reflexão e Ação, além da consideração do contexto e da avaliação, que permeiam todo o processo de formação integral dos estudantes.

Rede Jesuíta de Educação no Brasil

No Brasil, nossa rede integra 18 escolas, colégios e creches, que reúnem mais de 31 mil alunos e quase 2 mil educadores. A Companhia de Jesus mantém, ainda, 6 faculdades e universidades, além de atuar fortemente na área de Educação Popular, por meio de várias iniciativas, como Centro Santa Fé, Projeto Oficinas Culturais Anchieta (OCA), Centro Alternativo de Cultura (CAC) e Fundação Fé e Alegria, presente em 14 estados, atendendo a mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens.

Colégio Diocesano (PI)

Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)

Escola Padre Arrupe (PI)

Colégio Anchieta (RJ)

Colégio Anchieta (RS)

Colégio Antônio Vieira (BA)

Colégio Caatrinense (SC)

Colégio Catarinense (SC)

Colégio dos Jesuítas (MG)

Colégio Loyola (MG)

Colégio Medianeira (PR)

Colégio Santo Inácio (CE)

Colégio Santo Inácio (RJ)

Colégio São Francisco Xavier (SP)

Colégio São Luís (SP)

Escola Técnica Eletrônica Santa Rita do Sapucal (MG)

Centro Educacional Padre Agostinho Castejón (RJ)

Creche Caiçaras (MG)

Centro de Educação Infantil Nhá Chica (MG)

Educação Superior

Educação Jesuíta na América Latina

Na América Latina, a Companhia de Jesus reúne 28 centros de Ensino Superior, mais de 1.200 centros de educação popular, pela Federação Internacional de Fé e Alegria, e 92 instituições educativas, jesuítas e inacianas, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Todas estão agrupadas em 13 províncias da Companhia de Jesus, que correspondem a 19 países.

Centros de Ensino Superior

Centros de Educação Popular