Pais participam de Plantão de Atendimento com equipe pedagógica

13/12/2022 11:57:00 - Atualizada em 13/12/2022 12:43:58 - Autor
Plantão de atendimento com pais de alunos
Plantão de atendimento com pais de alunos (DEZ/2022)

Na última semana, pais e equipe pedagógica do Colégio Diocesano Infantil se encontraram para a 3ª Reunião Trimestral de Plantão de Atendimento. O objetivo deste encontro é proporcionar um momento de qualidade com escuta e feedback entre as famílias dos alunos e a equipe pedagógica sobre o desenvolvimento de nossos estudantes durante o ano letivo.

O Plantão durou toda a manhã da última quarta-feira, 7 de dezembro de 2022. A flexibilidade de tempo é intencional, para que todos os responsáveis consigam visitar a escola e possam receber a devolutiva das professoras sobre os avanços das crianças quanto às habilidades propostas de acordo com cada nível.

“É um atendimento individualizado feito pela equipe de Professores e Coordenação, e o objetivo desse plantão é apresentar o desempenho de aprendizagem das crianças e apresentar suas conquistas”, explica Eva Barros, Coordenadora Pedagógica do Infantil 1 ao 1º ano do Ensino Fundamental.

Seguindo o nosso Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), é possível constatar a necessidade de mudar os antigos modelos educativos, sem as tradicionais “Reunião dos Pais” ocasionais, com convite somente nos momentos de problema. A frequência das trocas feitas no Plantão de atendimento satisfaz os pais e mães de alunos como fala Mariana Barros, mãe do José Lucas.

“O bom também é que não acontece só no fim de ano. Trimestralmente a gente vem e conversa, tiramos as dúvidas durante as atividades do ano todo e elas me deram um feedback de como ele fazia a atividade nas salas de aula, como ele interagia com outras crianças. Eu acho maravilhoso" - afirma Mariana.

Acompanhamento, feedback, relatório de desenvolvimento de habilidades e até mesmo sugestões de atividades durante as férias são oportunizadas pelos Plantões de Atendimento. Iara Guerra, mãe do aluno Deusdedit, também é questionadora dos processos educativos e fez questão de comparecer ao Plantão. “A devolutiva (deste dia) é muito importante, porque é uma parceria da escola com a família. Se não tiver esse retorno a gente fica só pagando mensalidade, só pegando filho na portaria, vai embora, coloca o filho dentro carro e pronto! A gente tem que conhecer o universo escolar que a criança está inserida e como está o desenvolvimento dela”, finaliza Iara.
Plantão de atendimento com pais de alunos
Plantão de atendimento com pais de alunos (DEZ/2022)