Nota de Solidariedade às famílias e aos Colégios vitimados no ataque fatal em Aracruz, ES

28/11/2022 07:40:00 - Atualizada em 28/11/2022 10:52:10 - Autor

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – RJE manifesta seu pesar e vem expressar solidariedade aos colegas de trabalho, amigos e familiares das duas professoras e uma estudante, vítimas do ataque em Aracruz, ES, e também aos colégios: Escola Estadual Primo Bitti e a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral.

É com grande preocupação que testemunhamos a escalada desenfreada de todas as formas de violência no país e o aumento dos ataques perpetrados em instituições de ensino, espaço por excelência da cultura de paz e do espírito comunitário. Ao mesmo tempo, reafirmamos nosso compromisso de uma educação de qualidade à luz de uma concepção cristã e inaciana da pessoa humana e da sociedade, educando para a beleza da Paz.

Essa tragédia atinge em cheio o coração de cada educador e educadora de todos os cantos do país. A dor imensurável pela perda dessas bravas professoras e ainda uma estudante nos consterna e nos faz elevar uma prece e clamor a Deus pela Paz no mundo, no Brasil e no seio das famílias.

Ouçamos a voz dos Papas:

“É necessário que com seriedade e lealdade se proceda a uma limitação progressiva e adequada dos armamentos (…) Segundo a medida que se realizar o desarmamento, será preciso estabelecer meios apropriados, honrosos para todos e eficazes” (Ven. Pio XII 24/12/1941).
“Que a paz no mundo não poderá ser garantida, enquanto a segurança baseada nas armas não for gradualmente substituída pela segurança baseada na solidariedade da família humana” (em 1986 afirmou, São João Paulo II).
“Unamos as forças para pregar a não-violência, o perdão e a reconciliação! ”(João Paulo II, em 2003).
“Possa a não-violência tornar-se o estilo caraterístico das nossas decisões, dos nossos relacionamentos, das nossas ações, da política em todas as suas formas” (desejo do Papa Francisco, 2017).

Que consigamos, enquanto sociedade, resgatar a segurança em nossas escolas e para além dos seus muros.

São Francisco de Sales rogai por nós.

Santo Inácio de Loyola rogai por nós.