Ex-alunos do Diocesano conversam com estudantes do Ensino Médio sobre carreiras

08/08/2022 16:03:00 - Atualizada em 08/08/2022 16:55:37 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Wenner Bandeira
Isabelle Pires, Lúcio Formiga e Jônatas Melo

Escolher um curso do ensino superior é uma das principais dúvidas dos adolescentes que estão deixando o Ensino Médio e se preparando para entrar na universidade. Para facilitar esta decisão, o Colégio Diocesano São Francisco de Sales organiza o “Olhares Inacianos: profissões em debate”, em que ex-alunos do colégio são convidados para falar sobre suas carreiras e tirar as dúvidas dos possíveis interessados.

A última edição do projeto aconteceu neste sábado, 06 de agosto de 2022, com a participação de três ex-alunos: Isabelle Pires, arquiteta; Lúcio Formiga, advogado; e Jônatas Melo, médico cardiologista. Na ocasião, profissionais que também passaram pela pedagogia inaciana puderam mostrar as diferenças entre o ensino médio e a faculdade e também exemplificar como a formação jesuítica os influenciou para serem os profissionais que são hoje.

Cada um falou sobre como tomaram sua decisão, os principais desafios na faculdade, o cenário do mercado de trabalho, entre outras dúvidas questionadas pelos alunos na plateia. “Eu achei maravilhoso. Tem muita gente que não tem essa oportunidade de conversar sobre as carreiras, e muitas pessoas tem grandes dúvidas, e ouvir o profissional ajuda muito. Eu mesmo tive uma luz, abriram alguns caminhos, como arquitetura, que eu comecei a pensar agora, assim como o Direito”, contou o estudante Ian Reinaldo.

Para os convidados, o momento acaba trazendo também um pouco de gratidão e nostalgia, além do sentimento de contribuir com a decisão destes jovens. “Eu acho que é uma oportunidade muito boa para dirimir dúvidas. É natural do jovem essa indecisão, de ter que escolher a profissão que vai exercer para o resto da vida em uma idade ainda não tão madura, então você trazer profissionais que já passaram por isso e poder esclarecer, contar sua experiência, é bastante engrandecedor”, disse o cardiologista Jônatas Melo.

“Eu me sinto lisonjeado em poder vir aqui contribuir para esclarecer as dúvidas desses alunos. Eu já estive no lugar deles e acho que é importante a gente, como ex-aluno, ter essa sensibilidade de vir aqui, falar sobre a profissão, para que seja esclarecido tudo nesse momento crucial em que eles estão escolhendo o que vão fazer da vida. Então fico muito satisfeito em poder dar algum retorno para a escola que tanto contribuiu para a minha formação como pessoa”, conclui o advogado.