Colégio Diocesano empossa os alunos eleitos líderes de turma

28/03/2022 13:07:00 - Atualizada em 30/03/2022 07:48:24 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Wenner Bandeira

A noite da última sexta-feira, 25 de março de 2022, ficou marcada para as famílias de 46 estudantes do Colégio Diocesano São Francisco de Sales, que foram eleitos pelos colegas como líderes de turma para o ano letivo de 2022 e foram formalmente empossados em seus cargos em cerimônia realizada no auditório Antônio Vieira, SJ.

O projeto de lideranças abarca todas as turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. No dia 9 de março, em processo semelhante ao das eleições brasileiras, inclusive com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, os alunos votaram para escolher entre os colegas que se candidataram. Cada turma elegeu um líder geral e um líder cultural. Foram estes eleitos que foram empossados no último dia 25.

“Esse momento de posse é um momento que é muito simbólico e significativo para esses estudantes, uma vez que a gente conversa com eles e sensibiliza a responsabilidade que eles tem pela representatividade de turma e o serviço enquanto líder, abandonando os desejos individuais e priorizando os desejos coletivos. Essa é a perspectiva do líder inaciano, de ser mais para os demais, tendo uma postura verdadeiramente de líder e não apenas de chefe”, explica o psicólogo escolar Felipe Salém, um dos responsáveis pelo projeto.

A cerimônia iniciou-se com um momento de espiritualidade, seguido da execução dos hinos nacionais e do Colégio Diocesano. Na sequência, após a formação da mesa de honra com representantes do colégio e dos estudantes, iniciaram-se os discursos. Thomas Segundo, eleito líder geral da turma A da 3ª Série do Ensino Médio, discursou em nome dos estudantes. Ele foi seguido pelo coordenador de Formação Cristã, Roberivan Mariano, que falou em nome da escola.

Na sequência, os líderes foram chamados um a um para receberem o seu certificado, antes de serem oficialmente empossados pelo Padre Anselmo Dias, SJ, superior do Núcleo Apostólico do Piauí (NAP), que representa os jesuítas no estado. O juramento dos líderes foi puxado pela estudante Lígia Caroline, do 5º ano do Ensino Fundamental, pouco antes do gesto simbólico em que os familiares vestiram os estudantes com as camisetas de líderes.

“É uma felicidade muito grande, ter um filho que vai levar essa responsabilidade, e ele sempre teve esse estilo de líder. Eu acho que vai impactar de forma grandiosa na formação dele, que vai precisar ser uma referência para os demais”, comentou a advogada Claudete Miranda, mãe de um dos líderes eleitos. “É uma responsabilidade e também uma emoção, ter esse papel de buscar ajudar todo mundo. Eu vou evoluir muito com essa responsabilidade e isto vai me motivar a ser uma aluna melhor”, completa Janine Lima, líder cultural eleita pela turma A da 2ª Série do Ensino Médio.

Para conferir as fotos da cerimônia, confira o álbum completo no nosso flickr clicando aqui.