Com metodologia diferenciada, Diocesano inicia aulas do Diovest 2022

15/02/2022 11:32:00 - Atualizada em 16/02/2022 14:20:32 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

No último domingo, 13 de fevereiro de 2022, aconteceu a primeira aula do ano do Diovest, projeto do Colégio Diocesano São Francisco de Sales que consiste em uma revisão pedagógica aos domingos com conteúdo voltado para o Enem. Nesta primeira reunião, alunos da 2ª e 3ª série revisaram conteúdos de história e biologia, de uma maneira lúdica e integrada, visando a compreensão geral das questões e a interdisciplinaridade entre elas.

A primeira revisão do domingo abordou diversos conteúdos de biologia com o professor Diego Vaz. Na sequência, o professor Carlos Félix entrou em cena para revisar conteúdos de história com os estudantes. Após um breve intervalo, os dois entraram juntos para abordar os assuntos de maneira interdisciplinar, contextualizando os temas de cada disciplina.

“Nós trabalhamos temas importantes que se relacionam. Falando de grandes navegações, podemos falar também de escorbuto. Tem questões que envolvem também peste negra e pandemia. Evolução humana e século XIX. Eu trabalho o contexto histórico, o professor Diego entra com a questão biológica, e com esse trabalho fica mais fácil para os alunos entenderem o processo de uma forma global”, explica o professor Carlos Félix.

Uma aula diferente

Nos últimos anos do Ensino Médio as atenções dos alunos voltam-se principalmente para o Enem, porta de entrada para as universidades de todo o país. Os estudantes, além de reforçar os estudos, precisam conviver também com a pressão que normalmente ocorre por parte de familiares, colegas e de si próprio.

Para conseguir incrementar o conteúdo sem desgastar o psicológico dos estudantes, o Diovest adota uma metodologia diferente, com uma aula diferenciada. “O Diovest é um projeto enraizado da escola que aos domingos temos essa integração das disciplinas, que é algo que o Enem busca e aqui nós mostramos na prática como as disciplinas se casam. Isso acontece em uma aula completamente diferente em que a gente busca o dinamismo, às vezes trazemos bandas para tocar músicas relacionadas ao conteúdo, para deixar o aluno mais confortável em ter aula em um dia de domingo”, explica o professor Jankelson Fortes, coordenador do Diovest.