Turma "Apoema" celebra conclusão do Ensino Médio

21/12/2021 09:34:00 - Atualizada em 21/12/2021 12:47:19 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Wenner Bandeira

O Colégio Diocesano São Francisco de Sales realizou na última semana, em três datas distintas, as solenidades de formatura da turma da 3ª Série do Ensino Médio, batizada pela própria turma de “Apoema”. Os eventos aconteceram nas quadras Dona Toinha, com celebração eucarística seguidas dos momentos de discursos, homenagens e lembranças, marcando a passagem dos formandos de alunos para membros da comunidade de antigos alunos do CSFS.

As solenidades aconteceram nos dias 13, 16 e 17 de dezembro, com os alunos das 3ª série A, B e C respectivamente, de forma a garantir a obediência aos protocolos sanitários. Cada formando pode trazer um número limitado de convidados, mas os demais amigos e familiares puderam acompanhar a toda a celebração pela transmissão na TV Diocesano, no Youtube.

O nome da turma, “Apoema”, vem da língua tupi-guarani e significa “aquele que vai mais longe”. A celebração é um momento de grande emoção para os alunos, muitos dos quais tem mais de 10 anos de escola, entre Colégio Diocesano Infantil e Diocesano São Francisco de Sales. “Nesta noite comemoramos um fim de um ciclo, longo, corrido e lindo. Foi aqui nessa escola que construímos um riquíssimo aprendizado para fazer provas e exames, mas também, foi nesse pátio, nesses corredores e nessas salas de aula que aprendemos a ser melhores seres humanos para a vida”, afirmou o estudante Pedro Vitor Lima, um dos oradores de turma.

Durante a solenidade, todos os formandos receberam a medalha São Francisco de Sales, um reconhecimento ao seu esforço durante o caminho que os levaram até a formatura. Além disso, os membros da Comissão de Formatura e os líderes de turma também receberam medalhas em referência ao trabalho que desenvolveram.

Por fim, um dos momentos mais esperados chegou com a entrega das Medalhas do Mérito Inaciano, entregues aos alunos escolhidos através de votação dos colegas, professores e colaboradores do CSFS, que representam valores de liderança, protagonismo juvenil e demais características pautadas na formação integral buscada pela pedagogia inaciana. Por fim, é feito o descerramento da placa com os nomes e fotos dos formandos.

A emoção do momento envolve não só os alunos, mas também professores, colaboradores e, claro, as famílias. “É sempre gratificante. É o meu terceiro filho que conclui o Ensino Médio aqui, porque o Diocesano é uma referência de colégio no estado do Piauí. Esse evento valoriza esse momento, esse degrau que eles estão subindo, e a gente agradece a dedicação de todos do colégio para oferecer essa qualidade de ensino", comenta o policial militar Jorge Reis, pai de concluinte.

“ Essas solenidades de encerramento do ano letivo representam uma celebração da vitória dos estudantes, das famílias e da própria escola. Neste ano, tivemos muitos alunos que se matricularam pela primeira vez na educação infantil e encerram essa jornada conosco, o que mostra toda a seriedade do projeto, a confiança das famílias na escola e isso é motivo de muita alegria”, conclui o coordenador do Ensino Médio, prof. Aílton Cerqueira.