Colégio Diocesano reedita Cine Clube de Teresina em comemoração aos seus 115 anos

18/11/2021 14:17:00 - Autor Wenner Bandeira

A noite da última quarta-feira (17) foi marcada pela reedição de um movimento de grande relevância para a cena cultural de Teresina, em entrega comemorativa dos 115 anos do Colégio Diocesano São Francisco de Sales. O Pe. Carlo Bresciani, primeiro diretor jesuíta da escola, comandou na década de 60 o Cine Clube, que desempenhou papel importante na divulgação do cinema na capital piauiense. A época foi lembrada com depoimentos e apresentação de informações históricas, além de reflexões propostas em torno do filme “O Terminal”, filme de 2004 dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks.

O evento, realizado em parceria com o SIES (Serviço Inaciano de Espiritualidade) Teresina, ocorreu de forma híbrida, com participantes no auditório Pe. Antônio Vieira, SJ, do Colégio Diocesano, e transmitido pelo canal SIES Brasil no Youtube. A noite foi organizada em três momentos: luz, câmera e oração, em alusão ao livro de mesmo título do Ir. Marcos Epifânio Barbosa, SJ, que traz reflexões espirituais sobre filmes.

“Esse é um momento histórico, em que podemos fazer eventos híbridos com toda a segurança sanitária necessária para celebrar os 115 anos do Colégio Diocesano através deste vínculo entre duas redes, o SIES Teresina da Rede Servir e o Colégio Diocesano da Rede Jesuíta de Educação. Reconstruir a memória do Cine Clube quase 60 anos depois é de suma importância, e podermos terminar esse evento de uma forma orante inacianamente tem todo um significado”, afirma o Irmão Marcos Epifânio, diretor do Colégio Diocesano e membro da Rede Servir.

Após a exibição de um vídeo com a história do Pe. Carlo Bresciani, que completou sua páscoa em 2012, o senhor Alencarino José Carreiro, antigo membro do Cine Clube, contou como eram as exibições e debates realizados naquela época. Na sequência, o professor Humberto Vaz trouxe informações históricas sobre a relevância deste movimento para a Teresina da década de 60.

Por fim, o Irmão Marcos Epifânio, SJ, e a senhora Lílian Martins, também membro do SIES Teresina, conduziram reflexões espirituais sobre o filme “O Terminal”. “Temos um grande exercício de crítica dentro do colégio, esse olhar analítico já acontece em sala de aula com nosso corpo de professores, e não nos desvinculamos também desse outro olhar, do evangelizar pela educação e de como rezar com os filmes. A importância do filme escolhido tem relação com a evangelização, porque muitas das histórias vividas pelo personagem principal do filme tem relação com o evangelho, sendo possível enxergar elementos de ressureição e de fé no filme de um modo sensível”, pontua o diretor do colégio.

“Foi um momento riquíssimo que acrescentou muito a todos nós. Revemos a história do Pe. Carlo Bresciani e hoje nós pudemos reavivar as ações deles. Nossos objetivos foram atingidos, tanto para as pessoas que estavam aqui como para quem assistiu no Youtube, com este momento de oração através do cinema. Volto para casa com o coração cheio de alegria”, acrescentou Lílian Martins.

“Um evento muito bom. Meu filho foi convidado pela escola e eu vim mais para acompanhá-lo, mas quando cheguei fiquei encantado com o que eu vi e ouvi. Me tocou muito a reflexão sobre a busca dos sonhos no filme”, afirmou Benedito Souza, um dos participantes do evento presencialmente.