Segundo dia do Projeto SEMPRE – Diofeirac 2021 aborda cultura digital, habilidades socioemocionais e outros temas

28/10/2021 15:06:00 - Atualizada em 28/10/2021 15:36:13 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

A Diofeirac, feira do conhecimento que é a culminância do projeto SEMPRE no Colégio Diocesano São Francisco de Sales, teve seu segundo dia de apresentações nesta quinta-feira, 28 de outubro de 2021, com os projetos dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, abordando temas variados envolvendo atualidades, meio ambiente, acessibilidade e relações interpessoais, entre outros.

As turmas do 6º ano abordaram os 5 S’s (Sabedoria, solidariedade, seriedade, segurança e serenidade); a proteção aos animais; acessibilidade via audiobooks e educação alimentar na escola. Já entre as turmas do 7º ano os temas foram a saúde pública e a pandemia de COVID-19; reciclagem; sustentabilidade e cultura digital. Régia Borges é mãe de aluno e acredita que eventos como a Diofeirac contribuem grandemente para a formação dos estudantes.

“A pesquisa e o trabalho em grupo são muito importantes. Eles, mesmo à distância, estão socializando, e isso incentiva muito o empenho deles. Todo esse conjunto de ações favorece o crescimento intelectual e cultural deles”, afirma a mãe.

Entre as turmas do 8º ano, os temas giraram em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando subtemas como erradicação da fome, igualdade de gênero, energias limpas, entre outros. Já as turmas do 9º ano discutiram empreendedorismo, a liberdade, o respeito e as habilidades socioemocionais como pilares da educação; livros e a aprendizagem de línguas estrangeiras.

“Eu gosto muito da Diofeirac, principalmente a forma como ela aborda tantos temas diferentes e importantes. Eu acho que isso influencia muito na nossa vontade de aprender e também de ajudar o próximo, porque nos sensibilizamos com as situações que aprendemos sobre, e eu acho isso incrível”, contou Lavínia Moura, aluna do 9º ano.

PROJETO SEMPRE

As iniciais das palavras Sensibilização, mobilização, protagonismo e empreendedorismo social formam o acrônimo SEMPRE, nome do projeto que é desenvolvido com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que fomenta atitudes de impacto efetivo na sociedade.