Grupo da Diofeirac arrecada itens de higiene para mulheres presidiárias

27/10/2021 09:58:00 - Atualizada em 12/11/2021 13:16:06 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, integrantes do grupo sobre Igualdade de Gênero da Feira do Conhecimento do Colégio Diocesano – DIOFEIRAC, organizaram uma campanha para doação de absorventes, que foram destinados a mulheres integrantes do sistema prisional. A doação foi feita através de um grupo de missionárias que atua com pessoas em situação de vulnerabilidade.

A aluna Valentina Martins, integrante do grupo, conta que a ideia da ação surgiu a partir da consciência de que a falta de acesso a produtos de higiene feminina é ainda pouco debatido. “A gente ficou muito empolgado com esse tema, porque é algo que achamos que impacta muito na vida das pessoas, e tivemos essa ideia de tentar combater a pobreza menstrual. Percebemos que muita gente nem sabe o que é isso, e fomos em algumas salas falando sobre e mantivemos uma caixa de doações durante três semanas, arrecadando quase 500 absorventes”, conta Valentina.

A ação teve acompanhamento do Professor Lucas Vilarinho, que destaca o papel da educação integral praticada no CSFS. “A gente consegue perder o quanto a educação aqui é real, não é superficial, atingindo o nível de criticidade que almejamos nos alunos, a ponto deles entenderem e se compadecerem das pessoas que estão em situações que eles nem tem contato, mas entendem o que é igualdade e ter empatia pelo outro”, afirma.

Os itens arrecadados foram entregues para o grupo missionário “A Seara”, que trabalha com grupos de pessoas vulneráveis, incluindo as mulheres presidiárias. Para a missionária Giselda Queiroz, essa ação mostra que “ainda existe a possibilidade de encontrarmos amor no coração do ser humano. Embora estejamos morando em um mundo muito louco, mas ainda existe pessoas que se mobilizam em prol da situação do seu próximo. Então para mim é lindíssima essa atitude”, finaliza ela.