Colégio Diocesano abre edição 2021 do Projeto SEMPRE - DIOFEIRAC

26/10/2021 16:53:00 - Atualizada em 28/10/2021 15:37:18 - Autor Wenner Bandeira - Edição Geral por Adriana Marques
Momento de abertura da Diofeirac 2021

Na manhã desta terça-feira, 26 de outubro de 2021, o Colégio Diocesano São Francisco de Sales abriu oficialmente a edição 2021 do Projeto SEMPRE - Diofeirac, a Feira de Conhecimento do colégio que é a culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano no Projeto SEMPRE, que foca na capacidade dos alunos para atuarem em prol da mudança para um mundo melhor.

Neste primeiro dia de Diofeirac, foram exibidos os trabalhos dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental., e os subtemas giraram em torno de assuntos como o consumo responsável, vínculos e memórias afetivas da infância e educação ambiental.

“Essa feira representa a culminância dos projetos que cada série realiza no projeto SEMPRE. Durante o ano eles desenvolvem esses projetos, organizados em diferentes subtemas, e neste momento as crianças se tornam protagonistas do processo, apresentando os seus resultados”, conta a professora Cláudia Virgínia, da comissão organizadora do evento.

Alessandra Marques é mãe do aluno Miguel Marques, do 3º ano. Para ela, a Diofeirac “é um evento excelente, muito bem montado, onde a escola proporciona mais conhecimentos. A pesquisa sobre assuntos relevantes é de extrema importância para essas crianças. Contribui bastante tanto para o conhecimento como para o emocional delas e até mesmo a questão familiar, porque todos nós nos envolvemos no evento”.

Cauã Ribeiro e Ana Lara são alunos do 5º ano e apresentaram seus projetos relacionados ao consumo sustentável. “O nosso projeto é conscientizar as pessoas sobre o consumo e o consumismo. O consumo é um ato onde as pessoas compram coisas que são necessárias, e o consumismo é quando as pessoas compram coisas que elas não precisam. O que eu achei legal foi sobre a importância de reutilizar, porque se você fizer isso você vai estar usando menos recursos da natureza”, conta Ana Lara. Cauã também mostrou muita animação com a feira e contou que “na pesquisa eu descobri muitas coisas novas, como que existe um transtorno chamado oniomania, que acontece com pessoas que tem compulsão por comprar. Eu também gosto de ver o trabalho dos outros, todos se esforçaram bastante”, disse o garoto.

PROJETO SEMPRE

As iniciais das palavras Sensibilização, mobilização, protagonismo e empreendedorismo social formam o acrônimo SEMPRE, nome do projeto que é desenvolvido com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que fomenta atitudes de impacto efetivo na sociedade.