Colégio Diocesano São Francisco de Sales realiza festival de monólogos

26/06/2021 11:45:00 - Autor Wenner Bandeira

Nas últimas quinta e sexta-feira, 24 e 25 de junho de 2021, o Colégio Diocesano São Francisco de Sales realizou o Festival de Monólogos José de Anchieta, com alunos do ensino fundamental ao médio. O evento faz parte do calendário de comemorações alusivas aos 115 anos do colégio, realizados no dia 25 de cada mês.

José de Anchieta, um dos primeiros jesuítas a desembarcar no Brasil, ainda no século XVI, foi o homenageado do festival devido à grande relevância do seu trabalho. “A cultura brasileira ganhou as características que Anchieta ajudou a construir, como linguista, botânico, pesquisador, religioso, dramaturgo, entre outras atividades a que se dedicou”, afirma o diretor geral do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D, Ir. Epifânio Barbosa, SJ.

“Não se ama o que não se conhece. Aqui no Colégio Diocesano e Diocesano Infantil a gente tem a grande missão de levar a conhecer, para amar, figuras como José de Anchieta, que justamente por ser quem foi e fazer o que fez, junto com sua comunidade religiosa, precisa ser lembrado e rememorado”, continua o diretor.

Além da apresentação de obras de José de Anchieta, também houveram rodas de conversa e de brincadeiras sobre o jesuíta e outros autores. Um exemplo foi a apresentação do poema “La vida es um sueño”, do espanhol Pedro Calderón de La Barca, encenado por alunos do Ensino Médio, como Mateus Mossman. “Eu fiquei grato quando a professora chamou a gente para participar e achei bem interessante a proposta do colégio de fazer esse festival para relembrar a cultura brasileira e também contemplar um pouco da cultura espanhola com esse monólogo tão bonito”, conta Mateus.

“Em eventos assim os alunos vão se perceber dentro da literatura, como partícipe da construção da literatura. Alguns construíram poemas que foram declamados durante os dois dias de festival. Isso incentiva a oralidade, a escrita e o estudo deles também”, conclui a professora Luciana Barros.