Ações de impacto social são fomentadas no Diozinho por meio do Projeto SEMPRE
A proposta do SEMPRE contempla um conjunto de competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e na Formação Integral Inaciana.
Sensibilização, mobilização, protagonismo e empreendedorismo social serão ações vistas com cada vez mais frequência no Colégio Diocesano Infantil. As palavras formam o acrônimo SEMPRE, nome do projeto em desenvolvimento com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que fomenta atitudes de impacto efetivo na sociedade.
A proposta do SEMPRE contempla um conjunto de competências e habilidades previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e na Formação Integral Inaciana. “O Projeto SEMPRE busca responder de forma concreta a preocupações e indicativos contemporâneos que evidenciam a necessidade crescente de um protagonismo das novas gerações em ações voltadas à transformação social, de forma criativa, inovadora e empreendedora”, salienta o assessor pedagógico Julival Alves.
Por meio do projeto, os estudantes são estimulados a tomar atitudes em busca da resolução de situações-problema da sociedade. Para desenvolver suas alternativas de intervenção, os estudantes exploram habilidades e competências que integram aprendizagens das diferentes áreas de conhecimento, além de experiências que ultrapassam a sala de aula convencional. As propostas já estão sendo desenvolvidas nos diversos segmentos de ensino, por meio de encontros presenciais e via Plataforma Moodle.
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Cultura digital, Autoconhecimento e autocuidado, Trabalho e projeto de vida, Responsabilidade e cidadania, Empatia e cooperação, Comunicação e Argumentação são competências exigidas pela BNCC, abrangidas pelo projeto SEMPRE. O projeto também se relaciona diretamente às dimensões Cognitiva, Socioafetiva e Espiritual, que dizem respeito à Formação Integral Inaciana.
“O Projeto SEMPRE propõe aos nossos estudantes um novo olhar sobre a realidade, para que cada um possa ser um instrumento de transformação”, explica o coordenador de Pastoral, professor Roberivan Mariano. De acordo com o educador, o SEMPRE estimula a adoção de mudanças sociais perenes. “Por meio do projeto, os estudantes tomam consciência da realidade, podendo assumir compromisso com várias causas sociais e serem compassivos com aqueles que mais precisam”, conclui o professor.
Continue lendo
-
24.09.24
Diocesano recebe I Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência promovido pelo NAP
-
24.08.24
Estudantes do Diocesano recebem premiações da OBMEP durante cerimônia na UFPI
-
21.06.24
Estudantes do Diocesano participam de Programa de Iniciação Científica do IMPA
-
29.04.24
Resultado da Seleção Interna para a Conferência Provocações Estudantis