Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Colégio Diocesano se apresenta como um espaço que ajuda a criança a desvendar o mundo, entendendo como deve agir, guiada pelo senso de justiça, e saboreando intensamente cada aprendizagem. Nos diferentes espaços de aprendizagem, professores e professoras oportunizam às crianças muitas experiências, fazendo com que aprendam com os colegas, com as histórias, com os livros, com a tecnologia e com toda uma diversidade de recursos interativos que facilitam a construção do conhecimento. No universo da cultura letrada, em que entram cada vez mais cedo, as crianças são desafiadas a interagir com os textos em sua diversidade, presentes em diferentes contextos sociais.
Nessa etapa da educação básica, os estudantes fundamentam seus valores e consolidam suas primeiras aprendizagens formais. Nesse processo são desafiados a operar, de forma reflexiva, coletiva, criativa e autônoma com problemas do contexto social em que estão inseridos, já iniciando um protagonismo baseado na articulação de suas vivências e saberes, na compreensão e na aplicação de conteúdos e informações, e na busca ativa de soluções para situações-problema. Para isso, o currículo é organizado com ênfase no domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa, além de experiências de construção de habilidades socioemocionais e formação espiritual.
Nesse contexto, o Diocesano desenvolve sua prática educativa comprometido com a busca de processos que assegurem a aprendizagem de todas as crianças. Nessa direção, o Diocesano compreende que a garantia do direito ao pleno desenvolvimento da criança depende do respeito ao direito de ser criança. Essa convicção faz com que o Diocesano desenvolva uma Proposta Pedagógica que respeita essa fase da vida, investindo de forma crescente no cuidar e no brincar, evidenciando as habilidades e competências cognitivas e sem perder de vista os processos formativos socioemocionais e espirituais, que se desenvolvem de forma articulada em todas as práticas educativas do Colégio.
Destaques do segmento:
Formação integrada: dimensões acadêmica, sociocultural e espiritual-religiosa;
Vivências interdisciplinares;
Espaços múltiplos de aprendizagem;
Projetos educativos complementares.
