Anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Colégio Diocesano se apresenta como um espaço que ajuda a criança a desvendar o mundo, entendendo como deve agir, guiada pelo senso de justiça, e saboreando intensamente cada aprendizagem. Nos diferentes espaços de aprendizagem, professores e professoras oportunizam às crianças muitas experiências, fazendo com que aprendam com os colegas, com as histórias, com os livros, com a tecnologia e com toda uma diversidade de recursos interativos que facilitam a construção do conhecimento. No universo da cultura letrada, em que entram cada vez mais cedo, as crianças são desafiadas a interagir com os textos em sua diversidade, presentes em diferentes contextos sociais.

Nessa etapa da educação básica, os estudantes fundamentam seus valores e consolidam suas primeiras aprendizagens formais. Nesse processo são desafiados a operar, de forma reflexiva, coletiva, criativa e autônoma com problemas do contexto social em que estão inseridos, já iniciando um protagonismo baseado na articulação de suas vivências e saberes, na compreensão e na aplicação de conteúdos e informações, e na busca ativa de soluções para situações-problema. Para isso, o currículo é organizado com ênfase no domínio da leitura, da escrita, da lógica, do raciocínio e da pesquisa, além de experiências de construção de habilidades socioemocionais e formação espiritual.

Nesse contexto, o Diocesano desenvolve sua prática educativa comprometido com a busca de processos que assegurem a aprendizagem de todas as crianças. Nessa direção, o Diocesano compreende que a garantia do direito ao pleno desenvolvimento da criança depende do respeito ao direito de ser criança. Essa convicção faz com que o Diocesano desenvolva uma Proposta Pedagógica que respeita essa fase da vida, investindo de forma crescente no cuidar e no brincar, evidenciando as habilidades e competências cognitivas e sem perder de vista os processos formativos socioemocionais e espirituais, que se desenvolvem de forma articulada em todas as práticas educativas do Colégio.

Destaques do segmento:

Formação integrada: dimensões acadêmica, sociocultural e espiritual-religiosa;
Vivências interdisciplinares;
Espaços múltiplos de aprendizagem;
Projetos educativos complementares.

Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Nos anos finais do ensino fundamental, os estudantes são mais instigados pela lógica de organização dos conhecimentos relacionados às distintas áreas do conhecimento. Com essa particularização, nesse segmento se enfatiza, nos vários componentes curriculares, a retomada e o aprofundamento das aprendizagens dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a ampliação do repertório de habilidades e competências dos estudantes associadas às áreas de conhecimento, mas também associadas às dimensões socioemocional e espiritual-religiosa da formação integral dos educandos.

Nesse segmento, o Colégio Diocesano preserva o compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada de processos formativos que contribuam para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e de sua aplicação na realidade, e de um protagonismo relacionado à busca de soluções para problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas. Além disso, também enfatiza novos modos de mediação da aprendizagem, através da interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes e da utilização de processos, recursos e tecnologias em permanente atualização. Para tanto, desenvolve práticas pedagógicas nos diferentes espaços de aprendizagem, bem como vivências interdisciplinares.

Destaques do segmento:

Acompanhamento efetivo dos processos de ensino e resultados de aprendizagem, com suporte aos estudantes, famílias e professores;
Desenvolvimento da liderança juvenil, promovendo o protagonismo do estudante como sujeito e proponente do seu processo de aprendizagem;
Projetos pedagógicos complementares, com ênfases em atividades musicais e esportivas;
Dias de Formação, que visam despertar uma atitude do serviço e amor ao próximo, inspirada nos valores cristãos, possibilitando um crescimento espiritual, afetivo e intelectual.
Aulas laboratoriais (nas áreas de linguagens, matemática e ciências da natureza);
Projetos pedagógicos transversais que proporcionam o desenvolvimento de habilidades nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa;
Serviços de apoio pedagógico e monitoria no contraturno sem custo adicional para a família;
Acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes através do Serviço de Orientação Educacional;

Ensino Médio

Considerando o estudante como centro do processo de aprendizagem, nessa etapa da educação básica o Colégio Diocesano consolida e amplia o conhecimento adquirido no ensino fundamental, enfatizando o desenvolvimento das habilidades e competências próprias do ensino médio, previstas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Dessa forma, há uma ampliação da carga horária dos componentes curriculares das distintas áreas para que se possa garantir a excelência da formação acadêmica, sem descuidar dos demais aspectos da formação integral.

Orientada pelo projeto educativo da Companhia de Jesus, a perspectiva de formação integral presente no currículo do ensino médio incorpora componentes práticos relacionados aos valores éticos e ao protagonismo do estudante no enfrentamento dos problemas de sua realidade. Desse modo, o conhecimento é explorado pelos professores de diferentes formas (individual e coletivamente, com diferentes recursos e metodologias) e em espaços diversificados, sendo instrumento efetivo de formação, fundamentado na fé, na prática da justiça, no diálogo inter-religioso e no cuidado com as pessoas e com o ambiente.

Em relação ao sistema de avaliação, o Ensino Médio do Colégio Diocesano permite a análise de aspectos cognitivos, socioemocionais e espirituais-religiosos, além de capacitar os estudantes para os vestibulares mais importantes do Piauí e do Brasil. As habilidades e competências desenvolvidas nesse segmento garantem o acesso à universidade, a inserção no mercado de trabalho e levam o estudante a participar e intervir autonomamente na sociedade.

A proposta de Ensino Médio do Diocesano visa ao desenvolvimento da capacidade de ler a realidade de maneira crítica, à luz da visão cristã e inaciana de mundo, buscando a formação de pessoas que tenham, na justiça e no serviço, seus principais compromissos.

Diovest
Diovest

É um ciclo de revisões para estudantes do ensino médio, com foco nas habilidades e competências mais relevantes no Exame Nacional do Ensino Médio.

Atendimento personalizado de psicologia educacional
Atendimento personalizado de psicologia educacional

Constituída por palestras com profissionais e com ex-alunos da instituição, visitas a instituições de ensino superior, além de um atendimento personalizado do Serviço de Psicologia Educacional, permitindo que a escolha da profissão seja uma experiência gratificante.

Aprofundamento em Matemática
Aprofundamento em Matemática

Aulas no contraturno com exploração de questões específicas para estudantes que pretendem prestar vestibular em instituições como ITA e IME;

Uso de tecnologias educacionais
Uso de tecnologias educacionais

Com a utilização de ferramentas como Moodle e Plurall, os professores diagnosticam dificuldades dos estudantes e providenciam intervenções pedagógicas, com o objetivo de melhorar a proficiência nas diversas áreas do conhecimento.

Estratégia diferenciada nas oficinas de redação
Estratégia diferenciada nas oficinas de redação

Aulas regulares de redação desenvolvidas no modelo de oficinas semanais de 100 minutos, mediadas por dois professores em cada turma, com a otimização do tempo de discussão da temática e orientação da proposta de produção e acompanhamento do processo de escrita dos estudantes.

Diovest
Diovest

É um ciclo de revisões para estudantes do ensino médio, com foco nas habilidades e competências mais relevantes no Exame Nacional do Ensino Médio.

Atendimento personalizado de psicologia educacional
Atendimento personalizado de psicologia educacional

Constituída por palestras com profissionais e com ex-alunos da instituição, visitas a instituições de ensino superior, além de um atendimento personalizado do Serviço de Psicologia Educacional, permitindo que a escolha da profissão seja uma experiência gratificante.

Aprofundamento em Matemática
Aprofundamento em Matemática

Aulas no contraturno com exploração de questões específicas para estudantes que pretendem prestar vestibular em instituições como ITA e IME;

Uso de tecnologias educacionais
Uso de tecnologias educacionais

Com a utilização de ferramentas como Moodle e Plurall, os professores diagnosticam dificuldades dos estudantes e providenciam intervenções pedagógicas, com o objetivo de melhorar a proficiência nas diversas áreas do conhecimento.

Estratégia diferenciada nas oficinas de redação
Estratégia diferenciada nas oficinas de redação

Aulas regulares de redação desenvolvidas no modelo de oficinas semanais de 100 minutos, mediadas por dois professores em cada turma, com a otimização do tempo de discussão da temática e orientação da proposta de produção e acompanhamento do processo de escrita dos estudantes.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo