11.04.23

A edição SSJ 2023 é realizada pelo Núcleo Apostólico do Piauí – NAP

A edição SSJ 2023 é realizada pelo Núcleo Apostólico do Piauí – NAP

A Semana Santa Jovem 2023 reuniu dezenas de jovens entre os dias 05 e 09 de abril no sítio Santo Inácio, Zona Sudeste de Teresina. Estudantes do Colégio Diocesano São Francisco de Sales e da Escola Santo Afonso Rodriguez, bem como representantes da Paróquia Santo Inácio e membros do Espaço MAGIS vivenciaram momentos de oração, dinâmicas em grupo, apresentações artísticas e diversas vivências relacionadas ao tríduo pascal, culminando com a celebração da ressureição de Jesus Cristo, realizada na Capela Nossa Sra. Das Graças, no Colégio Diocesano, já com a presença de familiares.

A Semana Santa Jovem já é realizada pelo Colégio Diocesano desde 2001 e a sua programação tem como fundamento o tríduo pascal, começando na quarta-feira reunindo todos os participantes na Capela Nossa Sra. Das Graças para celebração de acolhida e envio.

“O primeiro dia é de acolhida e muita animação. No decorrer da semana trouxemos reflexões sobre a amizade, a entrega de Jesus, além dos momentos de oração pessoal e de expressão através das artes como música, fotografia, poesia, música, dança e artes plásticas”, relata o Coordenador de Formação Cristã, Professor Roberivan Mariano, que faz parte da organização da semana desde a primeira edição.

­­­Essa foi a primeira Semana Santa Jovem 2023 à nível de Núcleo Apostólico do Piauí, o coordenador do NAP, Padre Anselmo Dias, SJ, informou que o objetivo é levar a experiência aos jovens atendidos pelas obras do Núcleo Apostólico para ajudá-los a compreender o total sentido da semana santa. “É preciso que abramos este espaço em nossas obras para ajudar nossos jovens a achar caminhos de esperança! Durante o tempo que observei a vivencia da semana vi momentos de muita gratidão a Deus, tivemos uma equipe muito boa e jovens abertos a aprender e se comprometer. É incrível como sempre programamos tudo e a ação do espirito santo acaba nos surpreendendo”.

Uma das características da SSJ, é o protagonismo juvenil, onde jovens evangelizam outros jovens. Segundo Raian Castelo Branco, que foi um dos monitores da Semana Santa Jovem 2023, já fez a experiência outras vezes, como participante e como monitor. Ele relata que a cada ano Deus o surpreende mais uma vez.

“Não importa o quanto eu planeje ou imagine o que virá, a verdade é que existe uma magia muito própria que se cria nesses dias de SSJ, magia essa que une o grupo que vai, que fortalece nossa identidade inaciana e que nos faz querer ir ainda mais fundo em Jesus. É realmente inexplicável o que acontece em uma SSJ, mas nunca é a mesma coisa e ao mesmo tempo é todas as coisas, afinal é Deus vivo que está ali presente e aprendemos a vê-lo e saboreá-lo em todas as coisas através do amor e do serviço”, ressalta o estudante egresso.

A SSJ têm sido transformadora não somente para os jovens que participam, mas também para famílias inteiras que recebem a graça alcançada por estes jovens. Esse é o caso de Vanderlei Carneiro, pai de Lucas e Matheus Mosmann. O responsável revela que embora não tenha participado da SSJ fisicamente, esteve em sintonia. “Em casa eu acompanhei em oração e pude sentir a graça. O Lucas teve a iniciava em participar pela primeira vez este ano. Eu acompanhei em silencio para que esse momento fosse escolha e experiência da vontade dele, e ver o Matheus este ano servindo é uma graça muito grande. Ele vivenciou no ano passado e retornou este ano transformado nas relações, abraçando a espiritualidade inaciana, e com muita vontade. Isso só pode ser graça de Deus. Eu me sinto feliz e agradecido pelos meus dois filhos terem sido acolhidos na SSJ”, afirmou o pai.

Jovens da Escola Santo Afonso Rodriguez, Escola Padre Arrupe e Paróquia Santo Inácio também participaram da SSJ 2023 e relataram as suas experiências. “É um sentimento de encontro com a realidade. Vemos além do sofrimento, conseguimos ver a beleza, o amor e a preocupação da pessoa de Jesus e Maria conosco! Eu pessoalmente percebi que aqui é um jeito mais leve, tranquilo e até divertido de estar na presença de Cristo”, constatou o jovem Denysson Cardoso, da Paróquia Santo Inácio, que participou pela primeira vez.

Eduardo Antonio, colaborador da Escola Padre Arrupe, descreveu a experiência como uma oportunidade de se reaproximar de Deus e destacou a importância do tema da campanha da fraternidade trabalhado este ano. “‘Fraternidade e Fome’ chama a atenção para observar as fomes do mundo e como podemos fazer a diferença. A fome não é só física, é também de espírito. E, para suprir a fome do espírito, temos que cuidar das outras pessoas e do mundo. A SSJ para mim é uma nova chance de reconectar com Deus através das pessoas, reaprendemos conviver com os outros e com suas diferenças. Exercitamos a humildade, a amizade e vemos que quando recebemos amor a gente transmite o amor para o mundo também”.

As experiências e surpresas na SSJ não ficam somente para alunos e monitores, o Coordenador da Formação Cristã do Colégio Diocesano, que já acompanhou mais de 20 edições da semana, destaca os momentos pessoais vividos pelos jovens que todo ano tem um novo olhar e novas revelações. “É surpreendente por que a cada ano temos novas revelações e vemos o desabrochar de muitos jovens que acompanhamos ao longo dos anos. A entrega dos meninos que vivem a primeira experiência e o desabrochar daqueles que vem como monitores é sempre especial! ” finalizou o docente.

                                                                                  Confira as imagens da SSJ 2023 clicando aqui

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo