Jesuítas trouxeram o futebol para o Brasil

16/06/2018 19:44:45 - Atualizada em 23/06/2018 13:23:04 - Por Lisiane Mossmann

Registro de uma das primeiras partidas de futebol no Brasil. Foto: Arquivo/Colégio São Luís.

A história oficial conta que Charles Miller (1874 – 1953) foi o responsável por introduzir no Brasil o futebol. Após uma viagem com os pais para a Inglaterra, em 1885, Miller trouxe na bagagem duas bolas usadas na Terra da Rainha para a prática do esporte. Porém, em 1878, padre José Maria Mantero, diretor do Colégio São Luís, da Rede Jesuíta de Educação (RJE), ainda na cidade de Itu, no interior paulista, viajou para a Europa em busca de novas práticas pedagógicas. Durante os encontros realizados no Velho Mundo, o jesuíta recebeu o livro Les jeux de collége (os jogos escolares, em tradução livre), um guia da Companhia de Jesus com mais de 80 modalidades esportivas que poderiam ser aplicadas nas atividades acadêmicas das instituições de ensino.

Chamado inicialmente de bate-bolão, o futebol começou a ser praticado pelos estudantes do Colégio São Luís sob orientação dos padres jesuítas. Em um primeiro momento, já no ano de 1880, o esporte era individual e consistia em chutes aleatórios para o alto. De acordo com o livro Pontapé inicial para o futuro do Brasil: o bate-bolão e os esportes no Colégio São Luís (disponível para leitura neste link), de Paulo Cezar Alves Goulart, em 1887, os religiosos já dividiam as turmas em duas equipes e haviam criado um campo com marcações e gol.

“Os alunos formaram duas equipes, uma com camisa verde, outra com vermelhas: estavam caracterizados e definidos os adversários, que deveriam jogar entre si. A partir desses dois elementos – delimitação do gol e jogos de camisa de cores diferenciadas –, o jogo ganha especificidade, passando a incorporar um objetivo mensurável”, afirma o autor.

Apesar de tantas “inovações”, foi somente em 1894 que os estudantes do Colégio São Luís passaram a jogar futebol seguindo as regras de Football Association. Isso um ano antes do nascimento oficial do esporte em solo brasileiro.

De lá para cá, muitos times profissionais de futebol surgiram. O mais antigo, ainda em atividade, é o Sport Club Rio Grande (Rio Grande, RS), fundado em 19 de julho de 1900, 23 dias antes de a Ponte Preta (Campinas, SP). No caso do Piauí, o Parnahyba Sport Club é o time mais velho em atividade do estado, fundado em 1913.

Incentivos

A tradição continua. A Copa do Mundo está sendo vivenciada diariamente pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano. Dando enfoque a pluralidade cultural que envolve o torneio, as crianças participam de atividades lúdicas sobre as mais diferentes culturas, descobrindo fatos curiosos a partir da confecção de álbuns, produções artísticas e da leitura de paradidáticos! Segundo a professora de Português Odilene Teixeira, os professores procuram também incentivá-los a conhecer mais do seu próprio país, valorizando a sua cultura e história. (Fonte: Colégio Medianeira, Colégio São Luís e Colégio Diocesano)