Estudantes são selecionadas para a etapa estadual do Concurso de Redação dos Correios

03/04/2018 12:26:15 - Atualizada em 03/04/2018 12:55:22 - Por Camila Oliveira

Duas estudantes irão representar o Colégio Diocesano na etapa estadual do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU): Maíra Kethleen Farias e Beatriz Vasconcelos. As redações foram selecionadas na etapa escolar, em que estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio do Diocesano escreveram sobre o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”.

Maíra e Beatriz representarão o Diocesano na etapa estadual do concurso.

O concurso é realizado em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Cada escola participante deve ser representada na etapa estadual por até duas redações. Por isso, o Departamento de Redação do Diocesano fez a seleção dos dois textos. Na fase estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Estado e, na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. Em 2016, a estudante do Colégio Diocesano Ingrid Michelle Araújo foi classificada para a etapa nacional do concurso.

Apenas estudantes com, no máximo, 15 anos até 5 de maio de 2018 poderiam participar do concurso. “A maioria das pessoas da minha turma não podiam participar por causa do limite de idade, então quis representá-los”, afirma Maíra Ketlhleen Farias, que cursa a 2ª série do Ensino Médio. O que motivou Beatriz Vasconcelos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, foi “a experiência de concorrer com várias pessoas e dissertar sobre um tema diferente do que estamos acostumados”.

Durante a Feira Literária, que acontecerá entre 26 a 28 de abril, haverá uma solenidade de entrega de prêmios para os autores das melhores redações de cada série/ano. São eles:

Maria Clara Feitosa Soares (6º ano D)

Núbia Teresa de Alencar Simões Silva (7º ano A)

Laura Rodrigues Oliveira (8º ano C)

Beatriz Teixeira de Vasconcelos (9º ano C)

Silvânia Maria Falcão Silva (1º ano C)

Maíra Kethleen de Araújo Farias (2º ano A)

Sobre o concurso

A redação precisava ser uma carta do tipo argumentativa sobre o tema do concurso. Os textos precisavam ser inéditos, manuscritos em caneta esferográfica azul ou preta, contendo no máximo 900 palavras. Os três primeiros colocados na etapa estadual e o primeiro colocado nacionalmente recebem certificados e premiações em dinheiro. Os três primeiros colocados internacionalmente receberão premiações definidas pela UPU.

A UPU é sediada em Berna, na Suíça, e promove o concurso anualmente. O objetivo é melhorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes por meio da escrita de cartas, além de revelar talentos. No Brasil, a competição fica sob responsabilidade dos Correios.  

Deixe um comentário

0 Comentário