Diocesano presenteia instituições com a obra completa do Padre Antônio Vieira

21/03/2018 11:27:28 - Por Ana Carolina Dias

O Colégio Diocesano entrega a entidades da cidade a obra completa do missionário, pregador, embaixador e visionário, Padre Antônio Vieira, SJ. No decorrer das próximas semanas, a obra poderá ser lida e pesquisada em instituições como a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), Governo do Estado do Piauí, Prefeitura de Teresina, Assembleia Legislativa (ALEPI), Câmara dos Deputados, Academia Piauiense de Letras, Instituto Dom Barreto, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus.

Produzida pela Edições Loyola, a coleção é composta por 30 livros, que abrangem cartas, sermões, textos proféticos, políticos, escritos sobre os judeus e índios, poesia, teatro e diversos escritos inéditos. Devido ao seu extenso conteúdo, as obras foram concluídas apenas no final do ano de 2015, uma vez que exigiu 10 anos de trabalho de 52 especialistas, uma equipe de tradutores de latim, investigações em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra.

Segundo padre Danilo Mondoni, SJ, as iniciativas do Padre Antônio Vieira foram fruto de sua prática missionária e experiência política. Diplomata, reformador social, apóstolo e protetor dos índios, administrador, pregador e literato; com a palavra falada e escrita, sustentou ásperas batalhas a favor da pátria, da liberdade dos índios e dos cristãos novos.

Vieira foi uma das maiores figuras do pensamento luso-brasileiro do século XVII. Pregava com a mesma facilidade, compreensão, elevação e beleza formal a escravos negros de um engenho de açúcar, a índios de catequese nas ribeiras do Amazonas, em momentos de crise nacional – despertando as consciências contra a invasão holandesa de Pernambuco e a castelhana de Alentejo –, e sentia-se à vontade nos púlpitos da Bahia, do Maranhão, da capela real de Lisboa e da corte pontifícia de Roma.

Obras são entregues no Tribunal de Contas do Estado do Piauí

A doação, que faz parte da comemoração aos 112 anos do Colégio Diocesano e aos 15 anos da Educação Infantil, busca também disseminar a história do padre que se destacou por ser um pregador eloquente e pelas defesas dos índios e judeus. “As obras se tornam uma referência de toda a construção da sociedade. Antônio Vieira foi uma presença marcante na história, nos fazendo entender sobre o fenômeno humano e a preocupação pelo bem de todas as pessoas. Com o auxílio das obras, podemos evitar cometer erros que marcaram o passado”, ressalta o Diretor Geral, Padre Vicente Zorzo.

Em uma entrevista ao Estadão, o coordenador do projeto, José Eduardo Franco, afirmou que “Vieira era um visionário. Sua capacidade de entender os problemas e propor soluções avançadas fizeram dele um precursor. Estava de algum modo demasiado avançado para o seu tempo. Por isso, muitos não o compreenderam. Devido ao progresso mental e cultural, hoje estamos mais preparados para compreender Vieira”.

Veja as fotos das entregas

Deixe um comentário

0 Comentário