Alunos escolhem Líderes de Turma para 2018

08/03/2018 11:47:52 - Por Samira Ramos

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio elegem os líderes de turma para 2018. A ação faz parte do projeto de Liderança Juvenil, desenvolvido pelo Colégio Diocesano com a intenção de fomentar o protagonismo dos estudantes, dentro da perspectiva apontada pelo Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação (RJE). O resultado da votação será divulgado amanhã (9). A posse dos eleitos ocorre no dia 27 de março.

Por meio da eleição, os estudantes exercitam a cidadania e aprendem desde cedo a importância de participarem com seriedade do processo de escolha de quem irá representá-los. “É importante escolher os Líderes de Turma para sabermos os nossos direitos e deveres em sala de aula”, avalia a aluna do 7º ano B Maria Luisa Pereira. “Os representantes trazem melhorias para a turma”, afirma a estudante do 6º ano A Maria Júlia. O aluno do 7º ano B Glayckon Rocha, destaca que o líder deve “ajudar a turma a superar as maiores dificuldades de aprendizagem”.

Alunos do 5º ano (EF) à 3ª série (EM) participam da eleição

Além disso, o “líder pode proporcionar atividades dinâmicas que deixam a aula mais divertida”, destaca o aluno do 6º ano A Miguel Ernesto. “Os líderes auxiliam os professores e, assim, ajudam para que tenhamos mais qualidade de ensino”, aponta o estudante do 6º ano A Gonçalo Leite. Outro aspecto fundamental sobre a atuação dos líderes de turma é que “eles ajudam a deixar a sala de aula mais organizada”, ressalta o aluno do 6º ano A Celio Medeiros.

Todas as turmas elegem um líder e um vice-líder. As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio escolhem ainda um líder esportivo feminino e outro masculino. Desde 2014, o projeto é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que disponibiliza urnas eletrônicas para o pleito. “A liderança de turma se aproxima da formação integral na medida em que se propõe a desenvolver melhor as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica”, finaliza a orientadora educacional Lorenna Munise.

Veja mais fotos

Deixe um comentário

0 Comentário

Fale conosco