Pastoral desenvolve atividades para o período da Quaresma

26/02/2018 11:41:23 - Atualizada em 26/02/2018 11:41:48 - Por Ana Carolina Dias

A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa. Nesse período, a Pastoral do Colégio Diocesano prepara várias atividades para a formação dos estudantes, professores e demais colaboradores.

A partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio são planejados horários de confissões. Já os professores participam de momentos de espiritualidade preparados para o período Quaresmal. Os alunos também participaram da produção de um vídeo sobre a campanha da Fraternidade com tema Fraternidade e superação da violência e o lema Vós sois todos irmãos (cf. Mt 23,8). A culminância se dá na Semana Santa Jovem (SSJ) quando os estudantes são chamados a participar.

“No período da Quaresma somos chamados a jejuar, a praticar a caridade e fazer com mais fervor o exercício da oração, pois é um tempo onde a Igreja nos convida para mudarmos de vida e transformar tudo aquilo que é sinal de morte em sinal de vida”, ressalta o coordenador da Pastoral do Colégio Diocesano, Roberivan Mariano. Segundo o padre Luís Renato Carvalho de Oliveira, para todo cristão, o itinerário fundamental desse tempo é o da conversão do coração e da solidariedade para com o próximo. “A oração é o melhor meio para orientar cada um de nós a viver sua vocação fundamental à santidade”, afirma.

De acordo com o colaborador da Pastoral do Colégio Diocesano, Isaías Gomes, SJ, é tempo oportuno para refletir mais profundamente conosco, com outros e com Deus. “Neste ano, especialmente, temos a proposta de refletir sobre a paz e como superar a violência na sociedade e no nosso cotidiano”, acrescenta. (Com informações do Portal Jesuítas Brasil)

Saiba Mais:

• O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana.
  • A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal.
  • Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.
  • Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.
  • Esta preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.

Assista ao vídeo clicando aqui