O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana é referência em diversas engenharias

19/09/2017 11:59:05 - Atualizada em 20/09/2017 11:38:36 - Por Ana Carolina Dias

O Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI), localizada em São Bernardo do Campo, SP, se destaca na avaliação dos seus cursos de Pós-Graduação, tendo respectivamente o 4º melhor mestrado e o 6º melhor doutorado de São Paulo, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Com mais de 70 anos de história, a universidade oferta cursos de graduação nas áreas de Engenharia, Administração e Ciência da Computação. Além disso, são ofertados cursos de mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química; além de cursos de pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

Hoje, a FEI é referência nas áreas de robótica, mecânica e engenharia, sempre participando e promovendo campeonatos para seus estudantes e também para estudantes de outras instituições. Seus projetos ganharam destaque se tornando conhecidos internacionalmente como referência nas áreas.

O Centro Universitário conta ainda com o Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais (IPEI), criado em 1975, que é responsável pela interlocução da área acadêmica com o setor produtivo. O IPEI se notabilizou como um Instituto de grande credibilidade e é destaque no meio empresarial, possuindo mais de duas mil empresas em seu catálogo de clientes, que buscam seus serviços tecnológicos nas áreas de mecânica, têxtil e química.

Assim como as demais instituições de Ensino Superior da Companhia de Jesus, a principal forma de ingresso na universidade é pelo vestibular próprio. Os estudantes também possuem a possibilidade de aproveitar sua nota do Enem para tentar ingressar.

Para os interessados, a universidade também disponibiliza a forma de ingresso pelo Prouni, Fies, e pelo Crédito Educativo, que ocorre por meio de convênio com a própria FEI, possibilitando a concessão de Bolsas de Estudo pelo sistema de crédito rotativo, com fundo próprio.

O Centro Universitário tem como missão principal proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana e justa.

O campus da FEI é localizado em São Bernardo do Campo (SP)

  • Conheça alguns dos projetos de destaque do Centro Universitário:

PACE – FEI

O Centro Universitário FEI é uma, das duas universidades brasileiras, que participam deste programa global que tem como o objetivo principal colaborar com o desenvolvimento do setor automotivo, formando mão de obra qualificada e atualizada com as mais modernas tecnologias utilizadas.

Projeto Concreto FEI

O projeto inicialmente visava apenas participar da competição APO (IBRACON). Porém, com o apoio e investimento da FEI na área de engenharia civil a equipe se tornou uma das maiores equipes do Brasil. A Equipe Concreto FEI foi por muitas vezes campeã de competições nacionais e internacionais, publica artigos científicos, desenvolve soluções de concreto inovadoras e continua buscando, até os dias atuais, novas áreas de atuação.

AeroDesign

O AeroDesign é um projeto educacional voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia no ramo aeronáutico. Por meio de aeronaves rádio controladas que são projetados e construídos na FEI, os alunos que participam do projeto adquirem conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula.

FEI Baja

A FEI foi uma das primeiras faculdades do país a ter uma equipe de baja (veículo off-road) para participar das competições nacionais e internacionais realizadas anualmente pela Society of Automotive Engineers (SAE). As corridas de baja dão a oportunidade de participar de estudos e projetos automotivos, estimulando os estudantes e introduzir conhecimentos práticos sobre projeto, construção, montagem, manutenção de máquinas e aprendizado organizacional.

Fórmula FEI

O projeto é voltado para estudantes de engenharia que tem como objetivo difundir o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de diferentes áreas da engenharia, através do desenvolvimento de projeto de um carro do tipo fórmula, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Fórmula FEI Elétrico

O projeto emprega a mesma tecnologia em seu sistema de propulsão (motor elétrico, inversor de frequência e baterias) que encontramos atualmente em veículos elétricos, colocando os alunos envolvidos com o projeto em sintonia com a mesma tecnologia que está atualmente empregada na indústria automobilística.

Robô FEI

O projeto existe desde 2003, quando começou a projetar, desenvolver e aprimorar projetos de robótica para competir nas categorias de futebol de robôs da IEEE e RoboCup. Desde então, o projeto cresceu e foi muito além de simplesmente criar um time de robôs que disputa uma partida de futebol. Sua intenção é, e sempre foi contribuir para o avanço científico e tecnológico dos alunos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário FEI.

Maratona de Programação

O projeto da Maratona de Programação da FEI visa desenvolver e treinar equipes de alunos da FEI para participar das competições da Maratona de Programação promovidas nacionalmente pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação.



Deixe um comentário

0 Comentário