Conheça as instituições de ensino superior da Companhia de Jesus no Brasil

11/09/2017 07:48:21 - Atualizada em 13/09/2017 09:12:39 - Por Camila Oliveira

A Companhia de Jesus possui seis Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O zelo pela excelência é característica fundamental das obras mantidas pela Ordem, sendo traduzido nos títulos obtidos pelas IES. As instituições jesuítas têm se destacado em rankings nacionais e internacionais que avaliam a qualidade do ensino superior com base em diversos aspectos.

São duas IES em Minas Gerais: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Tecnologia (FAJE) e Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Uma em Pernambuco, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Uma no Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). No Rio de Janeiro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC – Rio). E em São Paulo, o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI). A partir desta semana, cada uma delas será apresentada no site e nas redes sociais do Colégio Diocesano, mostrando cursos, projetos desenvolvidos e o trabalho destas instituições.

Dados

A PUC – Rio é a melhor IES privada do Brasil na classificação geral do Ranking Universitário da Folha de S. Paulo de 2016 (RUF), que avalia os itens ensino, pesquisa, inovação, mercado e internacionalização. Já o ensino de graduação da Unisinos é elencado pelo Ministério da Educação (MEC), há quatro anos consecutivos, como o melhor do Brasil entre as instituições privadas.


A FAJE e o FEI se destacam na avaliação do mestrado e doutorado, segundo dados do MEC. Entre as faculdades de Minas Gerais, a FAJE possui o 1º melhor mestrado. O doutorado é o 2º melhor do país e o 1º do estado. Além disso, a FAJE é avaliada como a melhor faculdade de Minas Gerais e figura entre as 10 melhores do país. Já o doutorado da FEI é o 6º melhor de São Paulo, enquanto o mestrado fica na 4ª posição, considerando o resultado dos centros universitários.


Segundo o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC, em uma escala de 1 a 5, a Unicap possui nota 4,4 no mestrado e 4,5 no doutorado. A ESDHC possui nota 4, na mesma escala, no mestrado. A graduação em Direito da ESDHC foi avaliada como a melhor entre as faculdades da região metropolitana de Belo Horizonte pelo MEC. O RUF elencou o curso de Direito da ESDHC como o melhor de Minas Gerais, entre as faculdades.

Acompanhe as publicações:

PUC-Rio

FAJE

Deixe um comentário

0 Comentário