Alunos recebem certificado de curso de filosofia

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio que participaram do VI Encontro de Filosofia da Juventude, em Fortaleza (CE), receberam certificado de participação e camisetas do evento. O grupo de 13 alunos do Colégio Diocesano participou do evento, que teve como tema “América Latina - Identidades e Resistências”, por meio de vídeos, nos quais exploraram os temas “Identidade Latino-Americana” e “Filosofia de Libertação”. Os jovens também partilharam sobre a experiência do Curso Internacional de Formação Integral em Liderança Inaciana, do qual participaram em maio deste ano em Bogotá. Os professores de Filosofia José Ferreira da Silva e Francisco Alves de Lima representaram o Colégio Diocesano no encontro.

DSC02752

É a primeira vez que um colégio de outro estado participa do encontro, que tem caráter bienal e é organizado pelo Colégio Sapiens, da capital cearense. A primeira edição do Encontro de Filosofia da Juventude aconteceu em 2005, com o objetivo de propiciar o exercício de filosofar nos alunos. Os próprios estudantes se mobilizaram para formar comissões e definir temas. Com o crescimento da atividade outros profissionais e escolas passaram a integrar o encontro, que nesses 10 anos já discutiu temas como “Felicidade”; “Utopia e distopia”; “O pós-humano”; “Eros e a finitude”; “Ideologia e liberdade”, entre outros.