Teresina: é preciso cuidar do nosso patrimônio

15/08/2017 11:29:41 - Atualizada em 15/08/2017 17:35:42 - Por Camila Oliveira

Teresina, a cidade verde, completa 165 anos no dia 16 de agosto. O município foi planejado para ser a capital do Piauí, transferindo a sede administrativa do estado que, até então, era em Oeiras. O mentor da fundação de Teresina foi o conselheiro José Antônio Saraiva. Em sua homenagem, é nomeada a praça situada em frente ao Colégio Diocesano.

A cidade é banhada pelos rios Poti e Parnaíba, que se encontram à altura do bairro Poti Velho. Para a coordenadora pedagógica do Infantil II e 1º ano na Educação Infantil do Diocesano, Leidinalva Siqueira, “salvar nossos rios seria o melhor presente para Teresina”. Ela destaca que “esses rios são fontes de vida e de geração de renda para a população e estão morrendo por conta do lixo jogado diariamente em seus leitos”.

Com cerca de 800 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, Teresina é uma cidade em constante desenvolvimento, referência nas áreas de educação e saúde, que atrai pessoas de várias regiões do país e investimentos diversos.

O crescimento do município é um ponto positivo por trazer mais facilidades aos habitantes, entretanto, provoca aumento dos casos de violência. Por conta disso, alguns costumes da população têm sido alterados. O desejo da assessora pedagógica do Colégio Diocesano, Ivanilde Castro, é voltar a ver “pessoas sentadas na calçada! Símbolo de uma cidade tranquila”, salienta.