Enfim, férias!

05/07/2017 09:46:16 - Atualizada em 06/07/2017 09:36:27 - Por Ana Carolina Dias

Ao contrário do que muitos pensam, as férias são importantes, não somente para o descanso dos alunos, mas como um aliado no aprendizado. Segundo estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP), publicada em abril de 2013 na Revista Crescer Ed. 233, esse período pode ser muito benéfico para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, ajudando na sedimentação do conteúdo pelo cérebro da criança.

Após cinco anos acompanhando de perto a rotina de escolas espalhadas pelos Estados Unidos, os pesquisadores chegaram à conclusão de que deveria haver um intervalo maior entre uma aula e outra, já que essas pequenas pausas entre as aulas e as maiores entre os semestres, ou seja, as férias, são essenciais para preparar a criança para novos conteúdos, além de deixar seu filho mais disposto para o aprendizado na volta às aulas.

A psicóloga e Orientadora Educacional do Colégio Diocesano, Fernanda Feitosa, afirma que apesar do merecido descanso, deve-se ser feito um casamento entre a diversão e o hábito da leitura, pois desta forma os estudantes não irão perder a rotina já estabelecida. “Sabemos que as férias é uma freada no ritmo dos estudos, mas esse período é importante para o processo de aprendizagem. O aconselhado, entre uma brincadeira ou outra, é ler um livro. Ou que na última semana de férias deem uma olhada no que será estudado no próximo semestre”, afirma.

Além da leitura, os próprios pais dos estudantes podem estar incentivando os filhos a praticarem algum esporte, uma vez que é comum que as crianças e adolescentes gostem de ficar deitados assistindo TV ou usando as redes sociais durante esse período. Também podem estar estimulando-os a montarem um quebra-cabeça, que é uma ótima forma de exercitar o raciocínio.

Já no caso dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, essa conciliação entre curtir o tempo livre e os estudos deve ser ainda maior, uma vez que o segundo semestre é bem mais intenso, com o vestibular acontecendo meses depois desse período. “As férias devem ser um momento de rever conteúdos, de dar um suporte maior para o segundo semestre. Aconselhamos os estudantes de elaborarem o horário diferenciado para esse período, onde eles possam escolher duas matérias para revisarem e responderem questões, e também o tempo de diversão”, afirma a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Lília Cristiana.

Veja abaixo algumas dicas de filmes e livros:

Dica de filmes (2º e 3º ano do Ensino Fundamental)

Dica de livros (2º e 3º ano do Ensino Fundamental)

Dicas de filmes (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

Dicas de atividades

Deixe um comentário

0 Comentário