Tem início a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2017

30/06/2017 12:19:36 - Atualizada em 03/07/2017 07:24:03 - Por Ana Carolina Dias

Segunda etapa da Jornada Pedagógica trabalha o tema "Currículo e Formação Integral"

Com o tema “Currículo e Formação Integral” a segunda etapa da Jornada Pedagógica de 2017 acontecerá no Colégio Diocesano no período 1º e 11 de julho. As temáticas a serem discutidas durante a jornada versarão sobre a organização do trabalho pedagógico tendo em vista a formação integral dos estudantes à luz do Projeto Educativo Comum, documento norteador das ações pedagógicas dos Colégios da Rede Jesuíta de Ensino.

Por meio de oficinas e palestras serão abordados temas como a Base Nacional Comum Curricular e o novo Ensino Médio. “Iremos ver o que é exigido pelas bases curriculares e como podemos inserir o PEC nesse contexto”, explica a coordenadora pedagógica do 7º ao 9º do Ensino Fundamental, Lilian Fabiana. A programação também oportuniza espaço de avaliação do que foi feito no primeiro semestre e planejamento para o próximo.

O professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), Vitor Paro, vem ao colégio palestrar sobre o tema da Jornada Pedagógica. Os debates ainda incluem o uso da plataforma AppProva como auxílio aos estudantes que irão prestar vestibular. “Serão momentos de estudos e produção para que a gente saia com encaminhamentos para inserção no currículo em discussão”, informa Lilian.

Conheça o palestrante convidado

Vitor Henrique Paro possui mestrado em Educação pela USP, doutorado em Educação pela PUC-SP e livre-docência em Educação pela USP. Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação.

Ele é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Atua na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais e Administração de Unidades Educativas. É autor, entre outros, dos seguintes livros: Administração escolar: introdução crítica, Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder, Crítica da estrutura da escola e Diretor escolar: educador ou gerente?