Projeto do SOE é premiado em Simpósio de Psicologia Escolar Educacional do Piauí

23/06/2017 09:22:46 - Atualizada em 23/06/2017 09:44:37 - Por Ana Carolina Dias

As psicólogas do Colégio Diocesano, Fernanda Feitosa e Denise Martins, representando o Serviço de Orientação Educacional (SOE), conquistaram o 2º lugar no 1º Simpósio de Psicologia Escolar Educacional do Piauí, que ocorreu nos dias 17 e 18 de junho na Universidade Estadual do Piauí. As psicólogas apresentaram o Projeto de Educação Emocional e Aprendizagem Social do Colégio Diocesano, desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 2ª série de Ensino Médio.

O projeto segue a proposta pedagógica da Rede Jesuíta de Educação, da qual o Colégio Diocesano faz parte. Nele, leva-se em conta a “formação da pessoa toda e para toda a vida; trabalhamos para realizar uma aprendizagem integral que leve o aluno a participar e intervir autonomamente na sociedade: uma educação capaz de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos“ (PEC nº25). “Estimulamos que eles desenvolvam habilidades que até então estavam adormecidas, ou que precisavam ser aprendidas, como a habilidade de comunicação, relacionamento, autoconhecimento. Todo esse trabalho ocorre por meio de dinâmicas com os alunos, professores. Sempre recebendo o apoio dos pais”, afirma Denise.

O projeto é desenvolvido de forma interativa, por meio de dinâmicas de grupos, vivências dos valores humanos, apresentação de filmes e entrega de textos reflexivos aos pais e comunidade educativas. São realizadas também rodas de conversa com os pais, para partilha e reflexão das experiências que possibilitem o desenvolvimento dessas habilidades e o fortalecimento das famílias.

Paralelamente aos encontros de vivência com os alunos realizados pelas orientadoras educacionais, também existe o envolvimento da coordenação pedagógica e de todos os professores do segmento. Cada professor, em dias especificados no cronograma, aborda temas e atividades voltadas para a transmissão dos valores humanos, com textos, dinâmicas, desenhos, teatro de fantoches e jogos orientados, de acordo com suas abordagens.

Os critérios de avaliação são resultados do envolvimento dos alunos e dos pais, a socialização, a criatividade, o compromisso, a organização dos trabalhos e apresentação final dos mesmos. “Percebemos melhoras no comportamento e no sentimento de autoconfiança e autoconceito relacionado as habilidades socioemocionais dos alunos. Acreditamos que o ponto de partida para a educação emocional é o autoconhecimento e, especificamente, o autoconhecimento emocional”, conclui a psicóloga Fernanda.