Obras de Teresina recebem dois novos jesuítas

15/05/2017 11:33:18 - Por Ana Carolina Dias

Dois novos jesuítas se uniram à comunidade de Teresina em 2017. Padre Valdivino Teixeira, SJ, e Isaías Gomes, SJ, estão há três meses atuando nas obras da Companhia de Jesus. Padre Valdivino Teixeira, SJ, trabalha como coordenador adjunto da Pastoral do Colégio Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Já Isaías Gomes, SJ, atua como agente da Pastoral do Diocesano, além de colaborar na Casa Mag+s e estar à frente do projeto de sustentabilidade nas unidades jesuítas no Piauí.

Padre Valdivino Teixeira, SJ, é o novo Coordenador Adjunto da Pastoral do Diocesano.

Padre Valdivino é natural de Itaú, cidade localizada no sul de Minas Gerais. Desde criança sentia o desejo de dedicar sua vida ao sacerdócio. Na adolescência, chegou a passar alguns meses no seminário. Mas foi aos 25 anos, com os trabalhos desenvolvidos na paróquia da sua cidade, que resolveu se dedicar mais à Igreja, e quando conheceu a Companhia de Jesus. “O que chamou a atenção foi a espiritualidade e o carisma”, conta.

Após ingressar na Companhia, passou pelas etapas de formação jesuítica e atuou em paróquias e colégios. Em Minas Gerais, antes de ser ordenado, quando era estudante de Teologia, trabalhou no Colégio Loyola, da RJE, em Belo Horizonte. Já padre, foi diretor da Comunidade Vocacional em Juiz de Fora, dirigiu as paróquias Santíssima Trindade e São Francisco Xavier, ambas da Arquidiocese de Belo Horizonte. Esteve sete anos, no Colégio dos Jesuítas, também da RJE, em Juiz de Fora. Em Feira de Santana, na Bahia, trabalhou no Noviciado e dirigiu a Paróquia Todos os Santos.

Aqui no Colégio Diocesano realiza atendimentos e executa atividades da Pastoral. “Tive boas referências do Diocesano e fui bem acolhido. Educadores e alunos são interessados e religiosos”, relata.

O jesuíta Isaías Gomes, SJ, faz trabalho socioeducativo e voltado à juventude.

Isaías Gomes é natural de Fortim no Ceará. O jesuíta foi destinado ao Piauí com o intuito de fazer um trabalho socioeducativo e voltado à juventude. Isaías está há sete anos na Companhia de Jesus e atualmente está na etapa do magistério, que corresponde a fase intermediária da formação jesuítica, um estágio apostólico após a Filosofia e anterior à Teologia. Habitualmente, a etapa tem duração de dois anos, mas o período de tempo é variável.

A vocação para o sacerdócio veio aos poucos. Na adolescência, Isaías sentiu necessidade de maior engajamento na Igreja e com o passar dos anos desejou viver uma experiência de maior comprometimento com a religiosidade. Foi então que optou pela Companhia de Jesus. “Olhando as possibilidades ofertadas me identifiquei com os jesuítas por ser uma ordem historicamente missionária”, explica.

Em Teresina, a rotina é dividida entre o Colégio Diocesano, no meio da semana, e a Casa Mag+s, aos finais de semana. No tempo livre, dedica-se a leituras. Para o futuro, seu desejo é alcançar as próximas etapas de formação até a ordenação como padre.

Fonte: Ascom Diocesano