Líderes de Turma tomam posse

20/03/2017 08:11:00 - Atualizada em 31/03/2017 09:03:54 - Por Camila Oliveira

A posse dos Líderes de Turma do Colégio Diocesano acontece hoje (30), no auditório do Colégio Diocesano, com entrega dos certificados. Os representantes foram eleitos no último dia 9 de março. A solenidade contempla os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e os estudantes do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD).

O serviço aos demais deve ser prioridade para o líder Inaciano, seguindo as palavras de Santo Inácio “em tudo amar e servir”. “Esse olhar para o outro é o grande diferencial”, destaca a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Lília Lopes. Duas vezes ao ano, os eleitos participam de encontros de formação, organizados pelo SOE e pela Pastoral, que buscam fortalecer o exercício da liderança em sala de aula.

Líderes de Turma eleitos fazem juramento durante a posse.

Segundo Lília, o líder tem a missão de colaborar para manter a harmonia na turma. Para isso, é essencial que ele cuide de si próprio, dedicando-se às obrigações acadêmicas e respeitando a todos. “O primeiro dever do líder diz respeito a ele mesmo como sujeito”, frisa.

“O líder deve ter bom comportamento e ser o exemplo da turma”, afirma Maria Eduarda Freitas, eleita para liderança do 6º ano B, do Ensino Fundamental. Ela acredita que a atuação do representante deve se nortear pela solidariedade, ética e justiça. “Devemos ouvir a opinião de cada um e chegar a uma conclusão sempre evitando brigas, sejam físicas ou verbais”, conclui.

Para Emanuelle Barros, eleita líder de turma do 9º ano C, do Ensino Fundamental, é importante deixar as afinidades de lado e ser justo. “É preciso ver o que é certo e errado, sempre observando como um aluno Inaciano deve agir em cada situação”, ressalta a estudante. “É nosso dever buscar sempre o melhor para toda a turma, procurando soluções em conjunto”, complementa.

É fundamental agir de forma neutra na tomada de decisões, de acordo com Luca Kurotaki, eleito na turma 3ª série C, do Ensino Médio. Para ele, também é necessário manter um bom relacionamento com todos da turma e sempre analisar os dois lados em uma discussão. “O líder, em uma escola jesuíta, tem que ser compreensivo, buscando entender cada um individualmente”, enfatiza.

Cerimônia de Posse dos Líderes de Turma eleitos em 2017.

O Projeto de Liderança Juvenil do Colégio Diocesano tem como objetivo incentivar nos alunos a prática do exercício da cidadania, responsabilidade e cooperação, aproximando-os das questões sociais e escolares numa postura crítica e autônoma.