Parabéns aos bibliotecários!

11/03/2017 09:55:27 - Por Camila Oliveira

O Dia do Bibliotecário é comemorado no Brasil em 12 de março. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Manuel Bastos Tigre, o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Tigre formou-se em engenharia e, em 1915, durante um aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos, largou a profissão para dedicar-se a biblioteconomia.

Com sua tese sobre Classificação Decimal de documentos, conquistou o primeiro lugar no concurso para bibliotecário no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Algum tempo depois, foi transferido para a Biblioteca Nacional, onde ficou por dois anos, sendo novamente transferido, para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Bastos Tigre deu imensa contribuição para o desenvolvimento da biblioteconomia no Brasil.

A biblioteca do Colégio Diocesano possui mais de 26 mil exemplares

A Companhia de Jesus foi precursora na instalação de bibliotecas no Brasil. Já no século XVI, haviam milhares de obras no acervo de colégios da ordem em diversas capitanias. A maior delas, na época, era a biblioteca do Colégio dos Jesuítas da Bahia, em Salvador, que possuía cerca de 15000 exemplares. Foi também um jesuíta, irmão Antônio da Costa, SJ, considerado o primeiro bibliotecário do país, tendo organizado o primeiro catálogo de livros na referida biblioteca.

O bibliotecário é o profissional habilitado para o gerenciamento, organização e disseminação cultural por meio da disponibilização de acervos bibliográficos para a sociedade. O exercício da profissão é regulamentado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, que atua em conjunto com os Conselhos Regionais de Biblioteconomia, responsáveis pela fiscalização.

Deixe um comentário

0 Comentário