Uma luz pela paz e pela misericórdia no mundo

10/12/2016 12:17:00 - Por Ana Carolina Dias

A campanha 10 Milhões de Estrelas, promovida pela Cáritas Brasileira, este ano busca sensibilizar a sociedade para a promoção da paz e da misericórdia. Uma “constelação humana” é o que propõe a campanha, lançada em 2014 no Brasil e realizada desde 2002 em diversos países do mundo. Para participar dessa ação solidária basta adquirir uma ou mais velas, acendê-la na noite de Natal e realizar a oração sugerida pela campanha. Em Teresina a vela da campanha pode ser adquirida em paróquias e dioceses que possuem Cáritas ou na sede da entidade (Rua Agnelo Pereira da Silva, 3135, São João) no valor de 5 reais.

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Iluminar casas, ruas e comunidades na noite de Natal, como um gesto coletivo de paz e unidade, proporcionaria um momento de oração pelas questões que atentam contra a vida.

A Cáritas Brasileira é uma entidade filantrópica criada em 1956 vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como organismo da Igreja Católica. A Cáritas do Brasil faz parte da Rede Caritas Internationalis, de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma. No Piauí a entidade atua com ações voltadas ao apoio emergencial em razão de catástrofes naturais e/ou acidentais; promove o fortalecimento do protagonismo das pessoas excluídas, o desenvolvimento local e sustentável da construção de uma Economia Popular e Solidária e implanta ações que exercite o controle social de políticas públicas.

Faça a oração sugerida pela campanha:

Senhor Jesus Cristo,

Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, mostrai-nos o Vosso rosto e Vosso olhar amoroso.

Que essa luz nos ajude a viver o Natal como uma experiência de amor e cuidado com todas as pessoas, comprometendo-nos com a vida e a justiça para aqueles que mais sofrem.

Vós que se fizestes humano para compartilhar as experiências humanas, ajude-nos a acolher, amar e perdoar.

Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todas as pessoas com a sua unção para proclamarmos e levarmos aos pobres a alegre mensagem da Libertação.

Nós Vos pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, e por Vós, que conosco vive e caminha para sempre.

Amém