Equipe do Colégio Diocesano entrega donativos em comunidades atingidas por incêndios

23/11/2016 13:51:02 - Atualizada em 26/11/2016 08:48:46 - Por Ana Carolina Dias

Alunos, pais e colaboradores do Colégio Diocesano fizeram a entrega de donativos para famílias que tiveram suas casas atingidas pelos incêndios do mês de outubro na zona rural de Teresina e cidades vizinhas. Desde novembro o colégio promove a campanha de arrecadação de roupas e alimentos envolvendo a comunidade escolar. A equipe visitou quatro famílias do Povoado São Vicente, zona rural norte da capital e comunidade Lagoa do Aprazível, zona rural de José de Freitas, onde o fogo matou animais e destruiu casas e lavouras.

José Francisco dos Santos foi uma das vítimas e teve duas das três casas onde mora com filhos e netos e a roça onde cultivava o sustento da família consumidas pelo fogo. Seu José conta que as chamas avançaram rapidamente e logo se espalharam pelo terreno. “Fomos cercados pelo fogo, alguns animais não conseguiram escapar.” Um mês após a queimada, sem roça e morando os 12 integrantes em uma única casa, a família busca formas de reestruturar a vida e conta com os donativos para ajudar na alimentação.

Alunos visitam localidades atingidas pelo fogo

Jean Carlos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental acompanhou a entrega das doações com os pais e diz que se sente feliz de poder ajudar as pessoas. “Na escola nos ensinam a cuidar do próximo”. A mãe de Jean, Geany Azevedo, participou da campanha doando roupas e fala que a ação é um importante aprendizado para a formação do filho, que mostra os valores inacianos aprendidos e vivenciados no Diocesano ao longo de oito anos. “Eu acredito que a formação humanizada é fundamental e o Jean demonstra nas suas atitudes essa preocupação com o outro”. Vanderlei Carneiro é pai de aluno e fala que experiências como essas são uma forma de compreender que a educação não se limita ao conhecimento, ela deve dar uma resposta aos problemas da sociedade. “A educação cidadã é aquela que educa para a vida e faz com que as pessoas saiam do seu local de conforto para confrontar a realidade”.

Para Roberivan Mariano, coordenador de Pastoral do Colégio Diocesano o intuito é trabalhar a partilha tendo como base um importante ensinamento de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, colocar-se a serviço do outro. “A vivência do Evangelho é importante, mas é preciso concretizar o que rezamos”. Mário Emanuel, aluno da 3ª série do Ensino Médio, está prestes a deixar o colégio rumo ao ensino superior e ressalta que a vivencia da espiritualidade e pedagogia inaciana o ensinou o significado de estar pronto a se entregar pelo outro. “Sair de si mesmo e enxergar outras realidades”. João Lucas Saldanha, da 1ª série do Ensino Médio, estuda há 10 anos no colégio e afirma que é importante sair do ambiente escolar para aplicar os ensinamentos adquiridos. “O conhecimento não tem sentido se não for utilizado em ações para a sociedade”.