Co​mpanhia de Jesus tem novo superior geral

14/10/2016 15:16:05 - Atualizada em 17/12/2016 08:39:25 - Por Lisiane Mossmann

A 36º Congregação Geral da Companhia de Jesus, que acontece na Cúria dos Jesuítas, em Roma, elegeu o padre Arturo Sosa Abascal, SJ, da Província da Venezuela, como novo superior geral.

Padre Sosa nasceu em Caracas em 12 de novembro de 1948. Foi conselheiro do padre geral e delegado geral para as casas e obras internacionais da Companhia de Jesus em Roma. Tem doutorado em Ciências Políticas na Universidade Central da Venezuela e é o primeiro latino-americano a assumir essa função.

A última CG aconteceu em 2008 e teve a presença do diretor geral do Colégio Diocesano, Ir. Raimundo Barros, SJ, ocasião na qual conheceu padre Arturo. O diretor destaca que a Igreja latino-americana tem características fundamentais para o seguimento da missão da Companhia de Jesus: abertura ao diálogo e proximidade com questões sociopolíticas. “Arturo tem estudos voltados para reflexão política e social, perfil que reforça o diálogo entre fé, justiça e cultura”, ressalta.

Em 476 anos de história, a Companhia de Jesus teve 35 Congregações Gerais (CG). Uma CG é o órgão supremo dos jesuítas, convocada para tratar de assuntos importantes ou para escolher um novo superior geral, em caso de morte ou renúncia do anterior. A ocasião também é um momento de debater a atuação dos jesuítas, na intenção de adequar a vida e missão da Companhia às necessidades atuais. A Congregação agora segue para a etapa de discussão de temas relacionados a missão e relação do trabalho da Companhia com a Igreja no mundo.