Alunos criam miniempresa

13/09/2016 10:49:38 - Atualizada em 19/09/2016 07:29:45 - Por Ana Carolina Dias

Jovens empreendedores Alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano participam do projeto de implementação de miniempresas promovido pela Junior Achievement, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. A equipe de 12 alunos criou a empresa Le Vitrae que produz terrários e nebulosas decorativas em recipientes de vidro. Os alunos ficaram classificados em 3º lugar como Produto Destaque, 4º lugar como Empresa Destaque e o aluno Raian Castelo Branco foi classificado em 4º lugar como Participante Destaque na Feira de Miniempresas, dentre 180 participantes e 9 empresas de escolas e institutos federais de Teresina.

A miniempresa Le Vitrae foi organizada nos moldes de uma empresa padrão com determinação dos cargos de presidência, diretoria de produção, diretoria de marketing, diretoria de finanças e recursos humanos. De acordo com o presidente da empresa, Ricardo Moura, a equipe produz os objetos decorativos desde junho deste ano e optou por utilizar o vidro como uma alternativa sustentável e econômica. “Pensamos em usar como matéria-prima algo que pudesse ser reutilizado, até para diminuir gastos da empresa”. Raian Castelo Branco, diretor de marketing, diz que o diferencial é a concepção do produto que aborda a temática ecológica partindo de uma forma mínima de vida, a planta, para a reprodução da complexidade de uma galáxia. “A possibilidade de ter o ‘mundo’ nas mãos nos faz refletir sobre como estamos cuidando da vida no planeta”.

Aprendendo sobre o mercado

Ao longo de 15 semanas os estudantes aprenderam conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Vinícius Malaquias, integrante da empresa, conta que adquiriu experiência durante esse período e vislumbra alternativas profissionais para o futuro. “Aprendi sobre o desenvolvimento e organização de um negócio e penso em ser um empreendedor”.

Para Maria Mariana Silva, diretora financeira, administrar faz parte do cotidiano de qualquer pessoa e essa atividade se torna mais fácil com o domínio de estratégias dessa área. “Somos administradores das nossas próprias vidas e para fazer isso temos que saber lidar com situações cotidianas que requerem organização e planejamento”, ressalta. Para Cassiano Alves, coordenador do Ensino Médio, criar a consciência de uma empresa ensina a administrar a vida financeira, além de inspirar os alunos a seguir no ramo do empreendedorismo. “São alunos que vão ingressar no ensino superior, então essa experiência enriquece o aprendizado e pode despertar o interesse pela área profissional”. A equipe continuará fabricando os produtos de maneira independente e divulgando no Instagran ()

Em 2005, a equipe representante do Colégio Diocesano, a empresa de tapetes, Aladim, ganhou o prêmio de Empresa Destaque e representou o Piauí junto à delegação brasileira no fórum internacional. A equipe concorreu com miniempresas do mundo todo e ficou em segundo lugar.