Arraiá do Diocesano terá as Tradições Nordestinas como tema

09/06/2017 11:04:05 - Atualizada em 12/06/2017 10:32:06 - Por Camila Oliveira

Alunos se apresentam na Festa Junina em 2016.

Os alunos do Colégio Diocesano estão se preparando para a Festa Junina 2017. Com o tema deste ano “Tradições Nordestinas: Cânticos da Terra”, a festa acontecerá nos dias 30 de junho e 1º de julho, na Quadra II da escola, a partir das 18h.

Segundo a coordenadora comunitária, Norma Nahmias, todo ano é selecionado um tema diferente para que os alunos possam escolher as danças que serão apresentadas. E, neste ano, terão a oportunidade de demonstrar as belezas da Região Nordeste. “A festa junina envolve alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Será uma oportunidade de reproduzir danças típicas, culinária local, vestimentas.”, diz a coordenadora.

Para garantir a boa execução do evento, foi formada uma comissão organizadora, composta por coordenadores de diversos setores. A festa é aberta para toda a comunidade escolar, pais e responsáveis, e seus convidados.

Embora aconteça em quase todo o Brasil, a festa junina está enraizada no Nordeste, conhecido por ser uma região alegre e religiosa, características principais dos festejos. Nas regiões interioranas, onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região. As festas representam também uma oportunidade de movimentar a economia, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos.

A Origem das Festas Juninas

A Festa Junina surgiu no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. As festas geralmente aconteciam no dia 24 do mês de junho, para nós, dia de São João.

Elas eram conhecidas como Joaninas, e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Desta forma, passou-se a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde são homenageados três santos, em três dias diferentes do mês de junho: Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

Deixe um comentário

0 Comentário