​Maria Victória é a nova Embaixadora da Transformação

22/08/2016 08:48:36 - Atualizada em 23/08/2016 09:52:12 - Por Ana Carolina Dias

Maria Victória Coimbra abraça causa do HaitiMaria Victória Coimbra, aluna da 2ª série do Ensino Médio, é a nova Embaixadora da Transformação na Campanha Inacianos pelo Haiti. A aluna de 16 anos assumiu o lugar de Maria Victória Waquim, que mudou-se com a família para Poços de Caldas, Minas Gerais. A embaixadora estuda desde o 5º ano do Ensino Fundamental no Colégio Diocesano e teve contato com a campanha Inacianos pelo Haiti pela primeira vez em 2012 em uma campanha de arrecadação de dinheiro que envolveu toda a comunidade escolar em prol das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti. Na ocasião, a série de Victória foi campeã, arrecadando a maior quantia em dinheiro. Em 2013 e 2015 Maria Victória também participou da Gincana Cultural sobre o tema.

Maria Victória Waquim passa missão para nova embaixadora

Victória está animada com o desafio de representar o Diocesano e quer colaborar com novas propostas para movimentar a Casa do Haiti, espaço de divulgação das ações da campanha no colégio. “Penso em tornar a Casa do Haiti um local mais atrativo. Temos muitos talentos musicais no colégio, vamos aproveitar isso". Maria diz que a educação e a espiritualidade inaciana influenciaram em sua personalidade. A aluna conta que hoje é uma pessoa mais tolerante e que os valores inacianos de amor e serviço ao outro foram fundamentais para sua formação. “Eu descobri que gosto de ajudar o outro. Foi uma característica que tive oportunidade de desenvolver aqui”. Para a embaixadora, a campanha Inacianos pelo Haiti amplia o olhar sobre a situação da população de um país que já necessitava de ajuda mesmo antes do terremoto. “Despertamos para o outro que está mais próximo do que imaginamos”.

Desde 2011, a Companhia de Jesus, através da FLACSI, está engajada na Campanha “Inacianos pelo Haiti”, que tem como foco o melhoramento da educação de crianças desse país. O colégio Diocesano, como integrante da rede formada por 90 colégios de 13 Províncias da Companhia de Jesus, que integram a FLACSI, não tem dispensado esforços para ajudar na Campanha. Em 2013, com a Gincana Cultural, engajou-se na Campanha Haitempo e contou com a disposição de sua comunidade, congregando esforços em prol dos haitianos. Em 2015, os colégios da Rede Jesuíta de Educação no Piauí, Colégio Diocesano, Escola Santo Afonso Rodriguez e Escola Materno Infantil Padre Pedro Arrupe promoveram ações de arrecadação que envolveram a comunidade escolar. O empenho coletivo das unidades conseguiu R$ 17.000,00, enviados como contribuição das obras da Rede Jesuíta de Educação do Piauí para o Haiti.