Mãe: cuidados com o corpo e a mente

05/05/2016 11:57:59 - Atualizada em 05/05/2016 12:00:32 - Por Camila Oliveira

Com a rotina intensa, as mães precisam dedicar tempo para cuidar do corpo e da mente.

A crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho e suas mudanças de anseios reformulam o modelo de maternidade tido a décadas atrás. A mulher que decide ser mãe hoje atua em diversos segmentos, investindo na carreira profissional, adaptando-se a rotinas intensas de trabalho, acompanhando o desenvolvimento dos filhos e, ainda, criando mecanismos para cuidar de si mesma. A psicóloga Juliana Brito, a nutricionista e colaboradora do Colégio Diocesano, Naiana Sousa, e a fisioterapeuta Aline Marjorie conversaram com a equipe do Site Diocesano sobre os desafios da maternidade e deram dicas de como cuidar da saúde no dia-a-dia.

Site Diocesano - Como evitar os desgastes emocionais decorrentes do acúmulo de funções desempenhadas pelas mães?

Juliana Brito - É preciso organizar os horários para contemplar as atividades imprescindíveis, assim como buscar as melhores ferramentas para atingir tal finalidade. Para minimizar o estresse oriundo do acúmulo de funções, é importante a realização de atividades físicas e a divisão de tarefas com a família (pagamento de contas e cuidado com filhos, por exemplo). A psicoterapia é uma alternativa que auxilia na prevenção de agravos à saúde mental e propicia mudança comportamental necessária para o desenvolvimento de um planejamento de vida. O mais importante é fazer atividades que proporcionem bem-estar.

Site Diocesano - Que atividades ajudam a desacelerar o ritmo e aliviar dores e tensões causadas pelo estresse e cansaço da mulher?

Aline Marjorie - Atividades exercidas de forma globalizada que estimulem o corpo e a mente, como pilates, alongamentos e massagens relaxantes ajudam bastante. Além de práticas ao ar livre como a Yoga, que trabalha envolve questões espirituais, ajudando no relaxamento e equilíbrio da mulher.

Site Diocesano - Qual a importância de manter uma alimentação saudável e quais as alternativas para as mulheres?

Naiana Sousa - Diante da rotina intensa as mães necessitam de um maior aporte de calorias para a realização de suas atividades. Por isso, em função de doenças que afetam mais as mulheres, os cuidados com a saúde e a alimentação saudável devem seguir no caminho da prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, artrite, artrose e osteoporose. A organização de um cardápio semanal, preparado no final de semana é a melhor alternativa para manter uma alimentação balanceada.

Site Diocesano - Que alimentos auxiliam no fornecimento de energia e conferem mais disposição ao organismo?

Naiana Sousa: Açaí, água de coco, banana, maçã, aveia, chá verde e chocolate amargo. Esses alimentos citados são os que mais fornecem energia, têm uma melhor absorção do organismo além de colaborar para manter o corpo em alerta e disposto.

Site Diocesano - Que alimentos favorecem o fortalecimento do sistema imunológico da mulher?

Naiana Sousa - Principalmente frutas, verduras e legumes. Esses grupos de alimentos projetem o organismo do surgimento e desenvolvimento de doenças além de proteger o restante das células do corpo.

Deixe um comentário

0 Comentário