Professores participam de formação sobre Pedagogia Inaciana

26/04/2016 08:05:17 - Atualizada em 27/04/2016 08:07:48 - Por Ana Carolina Dias

Ir. Epifânio Lima, SJ, fala aos colaboradoresOs professores do Colégio Diocesano e da Escola Materno Infantil Pe. Pedro Arrupe (EMIPA), instituições integrantes da Rede Jesuíta de Educação, participaram de momentos de formação sobre a Pedagogia Inaciana na Educação Infantil e Básica. Em entrevista ao site do Diocesano, o assistente eclesiástico do Centro Loyola de Fé e Cultura, ir. Epifânio Lima, SJ, que ministrou as palestras, fala sobre a aplicação da Pedagogia Inaciana no cotidiano de sala de aula.

Site Diocesano – Qual o caminho da Pedagogia Inaciana para a Educação Básica e para a Educação Infantil?
Ir. Epifânio
– A Educação Inaciana abrange todas as faixas etárias, desde o aluno da Educação Infantil ao professor que está há 50 anos na sua profissão. Ela rompe limites e por isso ela é rica e universal, por isso ela dura há tanto tempo. Há mais de 470 anos estamos trabalhando o que é a Pedagogia Inaciana. A diferença é a personalização. Vamos personalizar o que é próprio para cada público ouvir. Mas é uma linha única, dos Exercícios Espirituais, que brota a Pedagogia Inaciana e na leitura moderna deve formar pessoas competentes, conscientes, comprometidas, compassivas e contemplativas, são os 5 Cs. Sejam alunos da Educação Básica ou universitários, a Pedagogia Inaciana tem caminhos para cada um deles.

Site Diocesano – Como são feitas as adaptações para trabalhar a Pedagogia Inaciana?
Ir. Epifânio
– Temos que ter uma linha única de conversa. Não podemos perder nossas raízes, as fontes Inacianas de pedagogia. Nesse contexto, precisa-se conhecer o público. Como eu já fiz acompanhamento pessoal com os professores, facilita muito para que eu olhe no rosto e veja a história de cada pessoa. A personalização surge através do contato humano. E não podemos fazer o recorte somente profissional, temos que ver todas as instâncias da pessoa. Precisamos fazer com que isso instigue-os para que saiam do nicho profissional e vejam que podem levar essa formação para a vida. Fazer com que pensem algo que não pensaram antes numa formação não acadêmica, porque a graduação ajuda, mas deixa lacunas que são preenchidas no decorrer da formação permanente. E aqui estamos trabalhando exatamente isso: formação permanente com professores inacianos em exercício.

Site Diocesano – Em que consistem os Princípios e Fundamentos da Pedagogia Inaciana?
Ir. Epifânio
– Os Exercícios Espirituais em si são a base da Antropologia Inaciana. Inácio fala sobre para que o ser humano existe no mundo. E a educação é uma visão de como proceder no mundo. Como estar no mundo de uma forma crítica, compassiva, competente, comprometida e contemplativa. A relação de princípio e fundamento é o que deve nos nortear, é a ética de um educando que vive para amar e servir.

Site Diocesano – Como é trabalhado na Pedagogia Inaciana a formação integral do aluno?
Ir. Epifânio
– Pouco a pouco. É processual. Não é uma manhã que vai dar a luz de toda essa formação, mas de hora em hora, de tempos em tempos formativos vamos construindo. Outro fator é o multiplicador. Eu não tenho como falar com todos os alunos, mas fui preparado para falar com seus professores e sei que dessa forma estou falando também com as crianças. Pois mesmo sem perceber eles vão levar algo do que viram aqui para a sala de aula.

Confira fotos