​Pequenos leitores descobrem o mundo

31/03/2016 09:46:52 - Atualizada em 31/03/2016 10:07:44 - Por Ana Carolina Dias

A criança que tem contato com a literatura desde cedo desenvolve melhor as habilidades intelectuais e de comunicação. O incentivo à leitura na infância pretende despertar o senso crítico nas crianças, enriquecer o vocabulário, dinamizar o raciocínio e favorecer o desenvolvimento da capacidade de escrita. Além disso a leitura amplia o conhecimento e incentiva o posicionamento crítico diante dos fatos.

Livros em exposição no Barco da Leitura

A coordenadora do Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano), Norma Nahmias, destaca a importância da leitura posteriormente no desenvolvimento de habilidades em sala de aula, como fator determinante na interpretação de texto. “O aluno que lê consegue contextualizar melhor os fatos e tem mais facilidade em responder questões extensas”, afirma. Já a coordenadora pedagógica do Maternal e Infantil I da Educação Infantil, Maria da Santidade Lopes, diz que é importante que os pais estejam cientes da importância desse incentivo para o desenvolvimento dos filhos.

Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” do Instituto Pró-livro realizada em 2011 com o objetivo de avaliar o comportamento leitor no país, o brasileiro lê em média 4 livros por ano. O acompanhamento da família é fundamental no processo de adquirir interesse pela leitura. A professora da biblioteca infantil Barco da Leitura, Luciana Silva, destaca que para tornar essa atividade um hábito é preciso posicionamento favorável dos pais. “É importante que a criança veja os pais lendo, o exemplo é fundamental. Uma ótima oportunidade é apresentar para o filho um livro que você gostava na infância”, ressalta.

Francisca Braga, professora da biblioteca Cirquinho do Livro, no Diocesano Infantil, afirma que os pais podem usar vários recursos para contar histórias e que é preciso envolver a criança no enredo. “É necessário inserir objetos concretos nas histórias, que podem ser feitos em casa com materiais recicláveis. Com criatividade tudo pode se transformar em personagem!”.

Considerando a importância da leitura para o desenvolvimento dos alunos o Colégio Diocesano realiza a Feira de Livros que acontece de 5 a 7 de abril e este ano homenageia o escritor piauiense Cineas Santos e sua obra ABC da ecologia. A XIII edição da feira traz autores piauienses para bate-papos literários, além de novos espaços e atividades para os alunos, como o Espaço Troca Troca, que como o nome já diz favorece a troca de livros usados, e o Espaço Café, que oferece música e poesia no final do dia. Os alunos do Ensino Médio também são envolvidos integrando Cine com Arte, atividade que propõe discussões em sala sobre curtas metragens. A feira irá funcionar das 7h30 às 12h e das 15h às 19h.

Confira dicas para incentivar a leitura:

• Para melhor concentração é aconselhável ler diariamente em local e hora que a criança esteja mais calma.
  • Faça da leitura uma atividade prazerosa, incentivando a criatividade e criticidade por meio de elementos concretos nas histórias.
  • Deixe que a criança leia e manuseie o livro para incentivar sua autonomia.
  • Converse sobre a leitura com seu filho, estando atento aos progressos, dificuldades e acompanhando as propostas da escola.
  • A criança precisa experimentar diversos tipos de leitura, para isso é interessante variar sempre: histórias clássicas, revistas, livros com figuras, poesias, crônicas, fábulas, gibis, dentre outros.
  • No aprendizado da leitura são frequentes os erros de pronúncia. Quanto a isso é aconselhável não interromper imediatamente a leitura, dando oportunidade para a autocorreção. Caso a criança não consiga, leia junto com ela para que entenda a pronúncia correta.
  • Visite bibliotecas públicas e incentive a retirada de livros, ensinando o cuidado que se deve ter com seu manuseio.