Alunos elegem líderes de turmas

15/03/2016 10:30:15 - Atualizada em 15/03/2016 10:51:09 - Por Lisiane Mossmann

Colaborar com o desenvolvimento da liderança é um dos princípios da Pedagogia Inaciana. Um líder inaciano tem que ter consciência da importância das pessoas e favorecer a formação e integração dos demais membros da equipe. A diversidade é essencial para o crescimento do grupo, logo o líder deve aceitar e incentivar a liberdade de cada integrante. Um dos processos do Projeto de Liderança Estudantil desenvolvido no Colégio Diocesano é a eleição dos líderes de turma. São escolhidos um representante de turma, um vice e dois representantes esportivos, um masculino e outro feminino.

De acordo com a psicóloga do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental, Ranyelle Santos Lopes, o Projeto de Liderança Estudantil tem como objetivo incentivar nos alunos à prática do exercício da cidadania, da responsabilidade e da cooperação, aproximando-os das questões sociais e escolares numa postura crítica e autônoma. “A escola se preocupa em dar condições para cada estudante desenvolver suas potencialidades, ajudando-os a perceberem que os talentos são dons de Deus a serem desenvolvidos para o bem comum”, ressalta.

O processo de eleição utiliza urnas eletrônicas

Durante o ano, os líderes de turma participam de encontros coordenados pelos colaboradores do Serviço de Orientação Educacional (SOE) para avaliar os avanços e as dificuldades encontradas em sala de aula, propondo estratégias para solucioná-los. A psicóloga Lorenna Munise afirma que esse acompanhamento é intensificado com os alunos do Ensino Médio. Para o aluno Carlos Eduardo do 1ª série do Ensino Médio, a votação é um momento importante. “É um momento para ver quem pode liderar a turma e tem novas ideias, quem pode resolver algum problema e tem espírito de liderança”, destaca.

As eleições para os Líderes de Turma 2016 acontecem nesta terça-feira (15) durante todo o dia. Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e também do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD) participam. O resultado tem previsão para ser divulgado até amanhã (16). A posse será no dia 22 de março. O pleito conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e desde 2014 utiliza urnas eletrônicas para apuração dos votos.

Ações

Em 2015 alunos representantes participaram do Curso Taller Internacional de Formação Integral em Liderança Inaciana - Arrupe 4, na cidade de Bogotá, Colômbia. Na ocasião, estudantes de colégios jesuítas da América Latina trabalham o autoconhecimento e compromisso social com base na Espiritualidade Inaciana. Outra atividade iniciada este ano, é a escolha dos Embaixadores da Transformação, alunos que intermediarão as ações da Campanha Inacianos do Haiti nos colégios jesuítas. Os dois representantes do Colégio Diocesano são responsáveis por pensar ações de mobilização que sensibilizem a comunidade escolar a colaborar com a campanha que tem como foco o melhoramento da educação de crianças haitianas. “É um novo desafio para os alunos”, afirma Lorenna.

Assista aos depoimentos no Instagram @colegiodiocesano

Veja mais fotos