Um exemplo de solidariedade

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira

Os alunos Larissa de Almondes Moura e Luiz Vitor Lustosa Medeiros do 2 “A” do Ensino Médio do Diocesano lideraram uma linda ação solidária, digna de reconhecimento e de elogio. Ação esta que corresponde em gênero, número e grau com a perspectiva pedagógica de uma escola jesuíta, cujo horizonte pode ser traduzido pela busca das fontes da vida para além da “excelência acadêmica”. 

Foi-lhes apresentada a ideia do projeto “Água de Santo Inácio” pensado para ajudar o povo do município de Santo Inácio do Piauí, por ocasião da celebração dos 300 anos da presença dos jesuítas naquelas paragens. Entre os vários tópicos que constituem o referido projeto está aquele de pintar a igreja daquele município, cujo padroeiro é Santo Inácio de Loyola.

Os dois alunos se notabilizaram pelo empenho e pelo engajamento na empreitada. Abraçaram a causa com incomum alegria e devotamento. Um pensador indiano dizia: “Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria" (R. Tagore). Mobilizaram colegas e resolveram assumir com determinação duas barracas (“brincadeiras” e “comidas típicas”) e enfrentaram muitos desafios, tudo para angariar recursos em vista da reforma da referida igreja. É importante sublinhar que não obstante os aperreios, não deixaram de participar das aulas nem se furtaram dos exames escolares. 

Bem, dia 30 de junho chegou! Ao som das quadrilhas que faziam memória dos 100 anos de vida e de história do “rei do baião”, Luiz Gonzaga, os alunos se esmeravam na arte de festejar e celebrar também a alegria de ser e de fazer-se solidários. Capricharam deveras na decoração e na variedade das comidas oferecidas ao grande público que compareceu para prestigiar a festança do Arraiá do Dió 2012. Quanta alegria!         

No dia dois de julho (segunda-feira) o dinheiro arrecadado R$ 1.420,00 (Hum mil quatrocentos e vinte reais) foi depositado na conta daquela paróquia, na pessoa de Pe. Joaquim Tomás. É justo lembrar que as despesas relativas à reforma da igreja foram complementadas com a valiosa ajuda de algumas famílias da paróquia de Iconha (ES).  

Missão cumprida! Uma bênção que, certamente, o povo de Santo Inácio agradecerá di cuore e com admiração. É assim que se vive a religião que agrada a Deus. Parabéns!

Pe. Gottardo,sj

Deixe um comentário

0 Comentário