Órgãos realizam programação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira

Desde 2007, em Teresina, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vêm promovendo eventos alusivos ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito com a finalidade de chamar atenção da sociedade para a dimensão dessa tragédia, demonstrando que por trás de cada um dos milhares de mortos e feridos do trânsito brasileiro, friamente revelado nas estatísticas, há um rosto, uma história de eterna dor, decorrente de uma vida interrompida abruptamente, com sonhos e esperanças dramaticamente frustrados.

3No colégio Diocesano, projetos ensinam aos futuros condutores, alunos do Maternal ao 6º Ano do ensino fundamental, normas de convivência no trânsito. É o caso do projeto Pedágio Educativo, quando os alunos do 4º ano saem às ruas conversando com motoristas, pedestres e distribuindo panfletos informativos de regras e dicas para a paz no trânsito.

Dados alarmantes

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é celebrado no terceiro domingo de novembro em todo o mundo e foi instituído pela ONU em Assembleia Geral de 2005. Morrem, por ano, em nosso planeta mais de 1 milhão de pessoas e outras 50 milhões ficam feridas, muitas definitivamente.

No Brasil as estatísticas incompletas indicam que perdemos para a violência no asfalto, por ano, mais de 60 mil pessoas, formando um contingente de traumatizados constituído por mais de 500 mil pessoas.

O custo financeiro desse fenômeno, estimado pelo Instituto de Pesquisa Aplicada, atinge a assombrosa cifra de 30 bilhões anuais, desperdiçadas em perdas materiais, interrupção de atividades laborais, custo médico de tratamento, seguros, indenizações, etc.

Dia 13 de novembro (quarta-feira)

Evento: Encontro pela valorização da vida no trânsito

Local: Adro da Igreja São Benedito

Público alvo: presença de vítimas, familiares e amigos de vítimas de trânsito, estudantes e parceiros em prol do trânsito

Dia 14 de novembro (quinta-feira)

Atividade educativa em prol da vida

Local: Posto da PRF das BRs 316 e 343

Presença de todos os parceiros

Dia 17 de novembro (domingo)

Nas missas do domingo dia 17 serão rezadas intenções e preces pelas vítimas do trânsito em todo o Piauí.

Nos cultos das Igrejas Evangélicas também serão lembradas as vítimas de trânsito.