Robótica Educacional: Uma nova ferramenta de aprendizagem

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
1924605_10200665083948190_641219011_o Acesse aqui o link e Faça sua inscrição na Robótica

Educar significa, entre outras coisas, preparar nossos alunos para desempenhar funções numa sociedade cada vez mais tecnológica. Sendo assim, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB (20.12.96), parte do princípio de que o aluno, através da sua própria experiência, construa o conhecimento e assimile as informações fazendo  relações com o mundo real.

Diante das novas mudanças educacionais, o colégio Diocesano oferece aos seus alunos um espaço multifuncional, que contribui para a construção do conhecimento, o laboratório de Robótica. A escola trabalha desde 2011, com kits da LEGO Educacional, onde o aluno busca através de métodos interativos e dinâmicos, conceitos de Matemática e Física envolvendo ângulos, geometria, velocidade, aceleração, força, atrito e mecânica, através da montagem de dispositivos.

Durante o processo, o aluno é levado a contextualizar, construir, analisar, organizar e programar. Ele é levado também, a trabalhar com textos instrucionais e produção de relatórios no final do processo de construção dos modelos propostos, proporcionando a interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem.

DSC0033

Atualmente, a escola atende aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio nas Oficinas de Robótica. As Oficinas são ministradas no horário oposto ao turno de aula do aluno, onde cada turma é dividida em grupos, composto no máximo por vinte alunos, que trabalham e compartilham diferentes conceitos, gerando autonomia do aprendizado e convivência em grupo.

A Robótica ajuda o aluno na construção do conhecimento, fazendo com que o aluno pense, procure soluções, saia da teoria para a prática, utilizando ensinamentos obtidos em sala de aula, e dessa forma interagindo com a realidade, podendo formular e equacionar problemas.

Karla Giovanny Barbosa / Coord. Pedagógica de Informática Educacional