Sistema de Qualidade em Gestão Escolar é implantado no Diocesano

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
[caption id="attachment_24801" align="aligncenter" width="700"]DSC00115aa Equipe de gestores que acompanham a primeira etapa de implantação do projeto no Diocesano.[/caption]

O Colégio Diocesano iniciou na manhã de hoje (17.03) a implantação do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar, um projeto piloto de autoavaliação, já implantado em instituições escolares de outros sete países membros da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).

O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é uma estratégia em rede, desenvolvida pela FLACSI, que define um conjunto de dezesseis resultados a serem alcançados por uma Escola da Companhia de Jesus. Essa estratégia insere a escola em um ciclo contínuo de avaliação e reflexão das suas atividades, de definição de metas e implementação de ações que impactem positivamente a aprendizagem integral de todos os seus estudantes.

Como esse objetivo, o projeto prevê implementar processos de melhoria em quatro âmbitos: clima escolar; pedagógico-curricular; família e comunidade; organização, estrutura e recursos.

Etapas de desenvolvimento do projeto

O Sistema de Qualidade em Gestão Escolar desenvolve-se em um ciclo de três etapas, interdependentes e sucessivas, com a colaboração ativa dos diferentes segmentos da comunidade escolar:

1ª etapa: autoavaliação

São formadas equipes com integrantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar, para a constituição de uma linha de base dos aprendizados atualmente alcançados pelos estudantes da escola e uma investigação detalhada e aprofundada em cada um dos quatros âmbitos escolares focalizados.

O trabalho dessas equipes visa coletar evidências da qualidade dos processos desenvolvidos na escola e indicar os aspectos a serem melhorados. Trata-se de uma etapa fundamental de olhar interno, que norteará as ações e processos previstos na 2ª e 3ª etapas. A duração dessa etapa é de 6 meses (março a setembro de 2014).

2ª etapa: desenvolvimento de processos de melhoria

Uma vez identificados os aspectos de necessária melhoria nos âmbitos avaliados, as equipes de trabalho, com a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, estabelecem metas a serem alcançadas, elaboram planos de ações estratégicas para o alcance dessas metas e a escola se mobiliza inteiramente na realização das ações e na implementação dos resultados esperados. Terá duração de 20 meses (outubro de 2014 a junho de 2016).

3ª Etapa: auditoria externa

Após o desenvolvimento da etapa de melhoria, a escola se submeterá a uma auditoria realizada por profissional designado pela FLACSI, que avalia o processo desenvolvido e os resultados alcançados; identifica aspectos e âmbitos que ainda necessitem de investimento e melhoria, fomentando a avaliação e o desenvolvimento contínuo da escola, e atesta, junto à FLACSI, as condições da escola para sua certificação de qualidade. A duração desta etapa será de 4 meses (agosto a novembro de 2016).

“O caminho é longo e não queremos ceder à tentação ao imediato, devemos ser consistentes no segmento que tomamos, com o apoio e participação de todos, iremos encontrar as chaves destas oportunidades que temos para fazer de nosso sistema educativo, uma melhor contribuição com a educação de nossos estudantes e comunidades, como também de nossos países e região, onde estamos comprometidos a influenciar” disse o presidente da FLACSI, Pe. Hugo Alexis Moreno, SJ.