Companhia de Jesus celebra 200 anos de restauração!

24/11/2015 12:32:21 - Por Camila Oliveira
[caption id="attachment_28657" align="aligncenter" width="675"]No 7 de agosto de 1814, o papa Pio VII publicou o documento que restaurou a Companhia de Jesus ao redor do mundo. No 7 de agosto de 1814, o papa Pio VII publicou o documento que restaurou a Companhia de Jesus ao redor do mundo.[/caption]

A Companhia de Jesus celebrou, dia 7 de agosto, o 200º aniversário de sua restauração. Foi nesse dia, no ano de 1814, que o papa Pio VII celebrou a missa no Altar de Santo Inácio, em Roma. E, após a cerimônia, que teve a presença de todos os cardeais da cidade e de cerca de 100 jesuítas sobreviventes da supressão, aconteceu a leitura da Bula Sollicitudo Omnium Ecclesiarum, que restaurou a Companhia de Jesus em todo o mundo.

Para celebrar essa importante data, a Companhia de Jesus no Brasil e suas obras realizaram, ao longo do ano, diversos eventos e atividades, entre eles o Simpósio Nacional Restauração da Companhia de Jesus (1814-2014), realizado entre os dias 8 e 10 de maio de 2014, em São Paulo.

Com o slogan Dois períodos de uma mesma história, num mesmo Espírito, a Ordem religiosa no Brasil iniciou, em 31 de julho de 2013, dia de Santo Inácio de Loyola, as comemorações deste importante momento histórico.

E, para encerrar as celebrações, em novembro, será realizado o XVI Simpósio Internacional IHU, com o tema Companhia de Jesus: Da Supressão à Restauração. O evento, promovido pela Unisinos, por meio do IHU (Instituto Humanitas Unisinos), discutirá as questões que levaram à supressão da Ordem e as condições e consequências de sua restauração.

A 6ª edição do informativo Em Companhia trouxe uma matéria especial sobre o bicentenário de restauração da Companhia de Jesus, clique aqui e saiba mais sobre o processo histórico da volta dos jesuítas à sua missão no mundo.

Fonte: jesuitasbrasil.com

Deixe um comentário

0 Comentário