Vai começar a Feira de Conhecimento do Diocesano - Diofeirac 2014

24/11/2015 12:32:21 - Por Samira Ramos

1175515_634947659883579_755726959_n

A Feira de Conhecimento do Diocesano – DIOFEIRAC, ocorrerá dividida em dois momentos: dia 03 de setembro (quarta-feira), para os alunos do infantil ao 6º ano do ensino fundamental, e dia 06 de setembro, para os alunos do 7º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

A Feira envolverá, portanto, todos os alunos do ensino fundamental e médio do colégio, e será orientada pelo seguinte tema geral: “200 anos da restauração da Companhia de Jesus no Brasil”.

“O Projeto interdisciplinar DIOFEIRAC é uma atividade consolidada dentro do colégio e que a cada ano apresenta novas formas de organização e trabalho. É um processo de desenvolvimento longo e que demanda o empenho de toda a comunidade educativa” explica o diretor geral, Ir. Raimundo Barros.

A exemplo de anos anteriores, a DIOFEIRAC 2014 compreenderá a constituição de equipes por turma, o desenvolvimento de uma proposta de trabalho por equipe (que envolva pesquisa e ação), o desenvolvimento orientado do trabalho pela equipe, a elaboração de um relatório escrito fundamentado do desenvolvimento do trabalho e a exposição dos resultados e construtos das atividades de cada equipe no dia da Feira.

Os projetos que farão parte da exposição que compõe a Feira terão os seguintes temas:

Dia 03 de setembro (quarta-feira)

1º ano – Luz, Cores e Sombras: Uso e impacto no cotidiano;

2º ano – Ar: Combustível da Humanidade;

3º ano – Saúde e Higiene Pessoal;

4º ano – Trânsito

5º ano – Terceira Idade

6º ano – Preservação Ambiental – Plantale

Dia 06 de setembro (sábado)

7ºano/EF

Adoção legal; A internet e o tráfico humano nos dias de hoje; Escravismo no século XXI; O trabalho escravo e a bíblia; Luzes, câmeras e atenção; A importância do uso adequado da linguagem pelos jesuítas em relação ao processo de catequese dos indígenas no Brasil; A expressão da linguagem nas artes da época dos jesuítas; Trabalho infantil ou exploração sexual; Tráfico ilegal de órgãos; O mundo gira em torno das diferenças; Droga e tráfico humano; Tráfico de orgãos: Como ocorre?; Alcoolismo; Tráfico de informações: Os laranjas da internet; DEEP WEB:o lado obscuro da internet; Espécies de insetos transmissores de doenças tropicais ocorrentes em Teresina- Piauí.

8ºano/EF

Dispersão e propriedades medicinais do limão( citrus limonium); Consequências físicas e psicológicas do tráfico humano; A contribuição dos animais de estimação no desenvolvimento da afetividade e no combate a violência humana; TRÁFICO: uma realidade assustadora; Capitalismo no controle; Ilusão de um sonho; Trabalho escravo infantil; Tráfico de órgãos: uma tragédia silenciosa; O mundo cresce, desenvolve-se e comunica-se/ O vicio de jovens e as redes sociais; Os heróis da batalha de Jenipapo; O ódio será tua herança?; Jesuítas no Piauí: uma história de dignidade humana; Rebeldia jovem na época da geração coca-cola; Tráfico ilegal de animais silvestres; PSICOPATIA; Química dos refrigerantes: desvendando os malefícios.

9ºano/EF

Avanços tecnológicos; Inclusão social: uma realidade jesuíta; O cristão do séc. XXI; Contribuição dos jesuítas para o desenvolvimento educacional brasileiro; Exploração sexual como escravidão; Jesuítas cientistas; O modo jesuíta de viver; Tráfico de órgãos; Liberdade: abre as asas sobre nós; A música e a denúncia social; Jesuítas na educação; As atividades dos jesuítas nas crises do séc. XX; 200 anos de restauração da fé; O teatro na Companhia de Jesus; A contribuição dos jesuítas nas diferentes áreas.

1ªsérie/EM

Tráfico humano: um grito pela vida; O último suspiro; Contribuição jesuíta na arte literária; ECO-MED; Jesuítas: uma história em defesa da dignidade humana; O tráfico humano; Jesuítas retratados pela arte; 200 anos de evolução social; A persistência da memória; O sussurro dos esquecidos; Contribuições sociais e culturais da Companhia de Jesus para o Brasil e posicionamento dos jesuítas contra o tráfico escravista; Adoção, o novo princípio da vida; Tráfico de orgãos: quanto vale a sua consciência; Fé e razão; Apoena: a miscigenação; Navegadores celestes: um passeio no tempo; GPS da vida.

2ªsérie/EM

O legado Piahy: a contribuição dos jesuítas para arte no Brasil; Um novo olhar sobre a vida; Tráfico humano: o drama de vidas vendidas; A persistência da memória; Oficina de humanização; Os direitos dos trabalhadores e suas evoluções ou retrocessos; Influências culturais jesuíticas no Brasil; Doe vida; Índios: da escravidão à catequização.

3ªsérie/EM

O impacto do Colégio Diocesano na sociedade piauiense; Jesuítas e Companhia de Jesus no Piauí: uma história de restauração da dignidade humana; O tráfico de órgãos no Brasil; Artífice Quinhentista; Doação e tráfico de órgãos; Tráfico humano para a exploração do trabalho na construção civil.